Dia do Técnico de Enfermagem

“Você sabe que todos os dias vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar você”, disse técnica de Enfermagem do Oncológico Infantil Octávio Lobo

As histórias de dedicação, amor e cuidado de profissionais que atuam em um dos principais hospitais do Pará no combate ao câncer infantil

Nesta quinta-feira, 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Técnico de Enfermagem, profissional que se dedica a oferecer assistência direta e indireta a usuários de serviços de saúde em unidades de baixa, média e alta complexidades, dentre outros ambientes extra-hospitalares. O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, tem um time formado por 186 técnicos de enfermagem que se dedica a oferecer um trabalho especial em prol da assistência.

Para homenageá-los, desde a semana passada, diversas ações estão sendo realizadas, tais como oficina de relaxamento, correio da enfermagem, mural da recordação, entrega de elogios, exposição de fotos com homenagens e dinâmica da árvore dos bons frutos. As ações também possuem o intuito de incentivar o diálogo e a interação entre os colaboradores e foram realizadas pelo Conselho de Ética em Enfermagem e setores Humanização, Recursos Humanos e Serviços de Apoio ao Usuário da unidade.

Na história do hospital, Vanubia Lima foi a primeira a ser contratada para o quadro de técnicos de Enfermagem. Ela se sente honrada pelo trabalho que desenvolve na instituição. “Sou muito feliz e grata pelos reconhecimentos e oportunidades de crescimento profissional que obtenho aqui. Ainda como técnica de enfermagem posso dizer a todos os colegas que atuam nesta linda profissão que esse posto de trabalho foi um importante degrau para eu alcançar o meu objetivo maior, que foi o de me graduar em Enfermagem. Lutei e consegui essa vitória”, disse a colaboradora, que no mês de março graduou-se em Enfermagem.

Laços fraternos

Ana Sauma, técnica de Enfermagem do turno noturno da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), trabalha no hospital desde que ele foi inaugurado. Para ela, data de hoje se revela muito especial. “Quando você é parte da enfermagem, você sabe que todos os dias vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar você”, introduziu em tom poético. Ela acrescenta ao dizer que sente “muito orgulho de fazer parte deste grupo de profissionais que ajuda a salvar vidas, mesmo que algumas perdas possam ocorrer no meio do caminho. Sinto amor e felicidade em cuidar de alguém que nunca vi, proporciono os melhores cuidados aos pacientes como se fossem de minha família”, concluiu.

Nossos olhos e braços

Já a colaboradora Valdeth Campelo, que há 5 anos trabalha na UTI pediátrica do Oncológico Infantil, nutre o melhor sentimento pela profissão de técnico de Enfermagem. “É gratificante ter alcançado esse mérito e poder proporcionar auxílio ao meu próximo. Sempre busco me colocar no lugar do paciente e interagir com os familiares, visando oferecer o melhor atendimento e contribuir com a sua recuperação. Sei que o modo como desenvolvo o meu trabalho pode interferir no aspecto emocional dos pacientes”, afirmou.

De acordo com a diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, o técnico de Enfermagem é um dos profissionais que mais está em contato com o paciente no dia a dia hospitalar. “Eles são nossos olhos e nossos braços, são profissionais essenciais no cuidado. Somos gratos a todos que se propõem cuidar e fazer o seu melhor todos os dias”, disse.

Inaugurado em outubro de 2015, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma instituição pública que pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sob Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade hospitalar é a primeira da região Norte referência no tratamento e diagnóstico do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos, atendendo pacientes de forma 100% gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde