Vacina contra Chikungunya passa por testes em humanos

A criação de uma vacina segura e eficaz contra a Chikungunya, realizada por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi apresentada no dia 10 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), pelo infectologista mexicano Arturo Reyes-Sandoval, no simpósio Desafios e Oportunidade da Pesquisa Clínica em Chikungunya com o tema “Produzindo Evidências para Saúde Púbica”.

De acordo com o estudo, foram realizados testes em 24 voluntários no Reino Unido para obter uma vacina eficaz contra o vírus da Chikungunya. Novos testes serão realizados ao longo do ano com 120 a 150 voluntários no México.

Para Arturo, os testes realizados buscam uma dosagem que seja eficiente para a imunização, e a dose feita já vem demonstrando não apresentar efeitos adversos. O estudo visa a possibilidade de combinar uma eficiência maior trazendo a imunização não só da Chikungunya, mas também da Zika. Ao contrário de outros vírus, o da Chikungunya tem uma capacidade menor de mutação, o que permitiu precaver possíveis mutações. Se a pesquisa continuar se mostrando positiva e eficaz contra a doença, ela poderá estar disponível em cinco anos. ”Estamos um passo à frente do vírus”, comemora Arturo.

O infectologista ainda afirma que o principal obstáculo para combater a doença era falta de financiamento para as pesquisas. “Historicamente, a grande dificuldade foi a falta de interesse. Agora, a Chikungunya está em muitas partes do mundo e está chegando à Europa. Isso favorece o financiamento. Depois de testarmos no México, considero que o país mais importante para finalizar esse desenvolvimento é o Brasil “, diz.

Fonte: Agência Brasil

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde