UTIs do Hospital Estadual de Urgência e Emergência mantém certificado de qualidade

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, recebeu o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Para alcançar o reconhecimento, o HEUE atestou seus bons resultados na gestão de indicadores de qualidade e desempenho das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Além disso, a certificação atesta que as UTIs têm cumprido a Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Anvisa (RDC-7), cujo objetivo é atender a padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente.

Segundo o coordenador de Enfermagem de UTI, Ivens Guimarães, o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe. “O HEUE adota o sistema Epimed, responsável pela gestão de informações clínicas e epidemiológicas, pelo monitoramento em tempo real dos indicadores de qualidade. Diariamente são inseridos no sistema informações relacionadas ao estado clínico dos pacientes, taxa de ocupação, tempo médio de permanência, principais diagnósticos e mortalidade. Essa ferramenta de gestão auxilia nos processos de melhoria, visando à segurança e a qualidade da assistência”, explicou.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é um hospital público, referência capixaba em atendimento ao trauma. Ele é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A Unidade conta com 121 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e 14 leitos de UADC (Unidade de Alta Dependência de Cuidados), além de manter um pronto-socorro com atendimento 24 horas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde