Uso de EPIs garante eficiência e segurança para o colaborador, diz técnico do HEUE

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promove novo treinamento sobre a obrigatoriedade sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Durante as orientações, o técnico de Segurança do Trabalho Silas Vieira Hand explicou que o uso adequado do EPI é capaz de evitar grandes transtornos para o trabalhador e, consequentemente, garantir eficiência e segurança na realização das atividades.

“Os equipamentos devem ser mantidos em boas condições de uso. Caso ele esteja danificado, é importante comunicar imediatamente à liderança para solicitar a substituição”, disse.

Silas demonstrou a forma correta de usar os equipamentos, como o respirador utilizado normalmente pela equipe da enfermagem e manutenção do hospital.

“O respirador deve ser colocado de forma em que os dois elásticos fiquem fixados corretamente e sem dobras, ou seja, ele deve ser encaixado perfeitamente na face do profissional, não permitindo que tenha nenhuma abertura”, explicou Silas.

Equipamentos que permitem higienização, como botas, luvas em borrachas e respirador devem ser higienizados com água e sabão ou álcool 70%, orientou o técnico de Segurança do Trabalho. “Acessórios como aventais em material TNT, luvas e máscaras de procedimentos devem ser descartadas após o uso”, acrescentou.

O treinamento aconteceu entre 23 e 24 de junho, mas é realizado em várias etapas durante o ano. O uso dos EPIs é uma obrigatoriedade determinada pela Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho. O SESMT do Hospital Estadual de Urgência e Emergência é composto por um engenheiro de Segurança do Trabalho, técnicos de segurança, médico e enfermeira do Trabalho. 

Conheça alguns equipamentos individual de segurança:

Capacete: É capaz de proteger o usuário contra quedas de objetos;

Óculos de Segurança: Protege os olhos do profissional contra projeção de partículas volantes frontais e luminosidade intensa;

Protetor Facial: Tem a função de proteger a face do colaborador contra a projeção de partículas volantes, frontais e laterais;

Protetor Auricular: Atua na proteção de elevados ruídos, prevenindo à perda auditiva induzida por ruído ocupacional;

Máscara de Procedimento: Protege o Sistema Respiratório para conter bactérias das gotículas de aerossóis, provenientes do nariz e boca;

Avental impermeável: Normalmente utilizado pelo colaborador que transporta roupa suja, é capaz de proteger os membros superiores contra a umidade e respingos de material biológico.