UPAs de Uberaba realizam ação preventiva contra hipertensão

Durante o mês de julho, as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante, de Uberaba (MG), administradas pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma ação preventiva para informações e combate aos casos de hipertensão. A iniciativa – que contou com uma palestra e serviços de aferição da pressão arterial – faz parte de um projeto que irá abordar diferentes temas de interesse da população.

A preocupação em falar sobre hipertensão arterial surgiu após a constatação do grande número de casos de pacientes que dão entrada nas UPAs com quadro de urgência hipertensiva e aqueles que já possuem hipertensão arterial, porém, não fazem acompanhamento em nível primário e até mesmo não têm ciência do diagnóstico.

A preocupação das unidades administradas pela Pró-Saúde é relevante: dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão mostram que, no Brasil, existem cerca de 17 milhões de hipertensos. E, até 2025, o número de hipertensos em países em desenvolvimento, como o Brasil, deve crescer 80%, segundo estudos internacionais.

A palestra foi realizada nos corredores e na recepção das unidades pelas enfermeiras Jacqueline Freitas Souza e Cristina Ranuzi, das UPAs São Benedito e Mirante, respectivamente.

Foram distribuídas cartilhas de orientação sobre a doença, com linguagem de fácil entendimento e disponibilizado a aferição da Pressão Arterial. A participação e aderência dos usuários ao projeto foi considerada satisfatória. Houve muita procura, por parte dos pacientes, para tirar dúvidas e aferir a pressão arterial.