UPAs de Uberaba promovem a primeira SIPAT

Entre os dias 16 e 20 de maio, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h Mirante e São Benedito, em Uberaba (MG), realizaram a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O tema escolhido foi “Qualidade de Vida e Segurança do Trabalhador”. A abertura oficial do evento foi realizada pelo diretor Administrativo das UPAs, Fábio Machado, e pelo coordenador Administrativo, Rogério Novaes, que reforçaram a importância da SIPAT e incentivaram todos os colaboradores a participarem.

No primeiro dia, após a abertura, as colaboradoras Mayra Venâncio e Elisama Peçanha realizaram palestra sobre qualidade de vida no trabalho com atividade laboral. No segundo dia, o Dr. André promoveu palestra sobre diabetes e hipertensão. No terceiro dia da SIPAT, o tema abordado foi a segurança do trabalhador, com apresentação dos técnicos de Segurança Lucas Gotti e Roberto Ribeiro.

No quarto dia do evento, a assistente social Alessandra abordou o tema alcoolismo e tabagismo com foco nos problemas sociais. No encerramento da SIPAT, em 20 de maio, foi realizado um jogo de vôlei em conjunto com colaboradores das duas unidades e foi oferecido um lanche saudável com frutas e sucos para incentivar uma boa alimentação.

Durante a SIPAT, foi instituída a “Blitz da Qualidade”, elaborada com o objetivo de reforçar as rotinas da unidade e levar conhecimento aos colaboradores, em seu próprio local de trabalho, de uma maneira diferente e descontraída. A Blitz realiza um quiz com perguntas referentes à um tema proposto e conforme demanda das unidades. Essas questões são colocadas em uma caixa e levadas pelos membros da Blitz aos setores para que os colaboradores possam sortear uma pergunta. As questões da primeira Blitz foram sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos nos Serviços de Saúde.

A leitura das perguntas em voz alta, levanta a oportunidade de discussões entre os colaboradores nos setores, possibilitando um momento para tirar dúvidas, fornecer orientação e ainda verificar se o serviço está conforme rotina proposta. Se o colaborador responder a corretamente a questão, ele recebe uma premiação, como forma de valorizar o trabalhador.

A primeira SIPAT nas UPAs contou com 15 horas de atividades e 171 participantes. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), das UPAs Mirante e São Benedito, avaliou positivamente a semana, pois os colaboradores participaram das atividades e mostraram interesse nos temas abordados. Além disso, em todos os dias, foram realizados sorteios de brindes para os colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde