Unidades do Tocantins fortalecem Serviço de Atendimento ao Usuário

O compromisso da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é com o usuário das unidades de saúde que gerencia. No Tocantins, a entidade está fortalecendo o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário para que assim haja uma maior aproximação entre os administradores hospitalares e a real necessidade do usuário. Para isso, novas tarefas foram repassadas ao SAU, como por exemplo o departamento de Achados e Perdidos, que antes estava ligado à Assistência Social.

Outra mudança é  que o  Serviço de Atendimento ao Usuário passa a integrar o Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, assumindo, assim, a missão de cuidar de todos os interesses do usuário . A nova forma de atuação já está sendo realizada na UPA24h Anatólio Dias Carneiro e no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, que são gerenciadas pela Pró-Saude, no Tocantins. Com a alteração, o SAU passa a ser coordenado pela pedagoga Fabrícia Dias, que é a responsável pelo núcleo.

Segundo a coordenadora, o Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente tem o compromisso de acompanhar os serviços prestados, de forma a garantir um atendimento com qualidade, no qual a vida do paciente seja prioridade.  “Queremos ouvir mais o nosso usuário e assim conseguirmos compreender suas necessidades para que a cada dia possamos melhorar o serviço que prestamos. Cada ação que realizamos visa garantir a segurança do paciente e o seu bem-estar em nossas instalações”, informou.

Atualmente, o SAU é responsável pela guarda dos documentos esquecidos, além de cuidar de toda a documentação referente à passagem do cidadão pelas unidades. A equipe do SAU também aplica a pesquisa de satisfação dos usuários, realiza entrevistas e tem a missão de ser o canal direto da Pró-Saúde com a sociedade.