Unidades de Catanduva promovem vacinação contra a febre amarela

O município de Catanduva (SP) registrou três casos suspeitos de febre amarela. Por isso, as Unidades de Saúde da Família (USFs), administradas pela Pró-Saúde, organizaram ações de intensificação da vacinação contra a febre amarela, pois a imunização é a única forma de evitar a doença.

 A vacina tem eficácia de 95%, por isso as equipes da USF estão fazendo busca ativa dos usuários com vacina em atraso. Além disso, empresas estão sendo visitadas por essas equipes, e os trabalhadores que ainda não estão imunizados, já estão recebendo a vacina.

 Atividades de orientação em sala de espera e durante as visitas domiciliares também estão sendo realizadas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti e da vacinação contra a febre amarela.

 Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço extremo.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde