Unidades da Pró-Saúde em Mogi são visitadas por coordenadora da Pastoral da Saúde da República Dominicana

As unidades da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar de Mogi das Cruzes receberam na última segunda-feira (20), a visita da coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Domingo, da República Dominicana, Trinidad Ayala Adames. A representante visitou o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), UnicaFisio, UPA 24h Doutora Corasi Alves de Andrade e a UBS Alto do Ipiranga.

Durante a visita, a coordenadora teve a oportunidade de conhecer todos os serviços ofertados nas unidades e o sistema de gestão da Pró-Saúde. A representante, que é responsável por 150 centros de atenção básica na República Dominicana, apresentou os desafios enfrentados e como o funciona o sistema de saúde do país. “Nas visitas feitas em Mogi percebi que as equipes de gestão estão muito bem, porque são atualizadas e tem uma visão que busca a qualidade final, sobretudo na questão da humanização”, ressaltou.

Para a coordenadora, é possível levar as experiências observadas nas unidades de Mogi para aplicar no país caribenho. “Acredito que a organização e os processos de qualidade trariam bons resultados. A diferença entre as unidades daqui com as que temos na República Dominicana, é que possuímos somente três hospitais que são da igreja e contamos com 150 centros de atenção primária. Não temos a experiência na área de rede hospitalar e podemos copiar essa expertise”, avaliou.

Para o diretor hospitalar da Pró-Saúde em Mogi, Aguinaldo Correa, a visita é importante para a troca de experiências. “A vinda da irmã Trinidad foi interessante para que ela pudesse conhecer as unidades de Mogi, além de verificar como funciona nosso sistema de gestão, especialmente todo o trabalho com os indicadores e gestão de qualidade que adotamos nos projetos do município”, acrescentou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde