Últimos dias da exposição itinerante “Eu, depois de ti” no Aeroporto Internacional de Belém

O próximo domingo, 29, será o último dia para visitar a mostra fotográfica itinerante “Eu, depois de ti”, em exposição no saguão de embarque internacional do Aeroporto Val-de-Cans, em Belém.

O projeto, realizado pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), evidencia a valorização da relação familiar na sua simplicidade por meio do olhar fotográfico de Otávio Henriques.

O projeto “Eu, depois de ti” traz o retrato das experiências de vida de oito famílias de diferentes cidades da Região do Baixo Tocantins. A exposição está aberta ao público 24h por dia, e expõe 32 fotografias que revelam o cotidiano de mamães e bebês em momentos rotineiros de cumplicidade e amor.

A mostra fotográfica surgiu, a partir de uma reunião da equipe administrativa do Materno-Infantil de Barcarena, na decisão de contar histórias de pacientes por meio de imagens. Com isso, a ideia de reproduzir, em fotos, o cotidiano das famílias, pode ser concretizada pelas mãos do voluntário Otávio, que participou de uma seleção do Programa de Voluntariado sendo escolhido pela sua técnica documental prestigiada, estilo fotográfico único e por sua disponibilidade em se doar para o projeto.

As imagens, que encantaram diversos visitantes na primeira versão no espaço São José Liberto, agora alcançam públicos de diferentes partes do Brasil, disseminando a história das famílias atendidas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, unidade mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Suzy Cristine, visitante que mora próximo ao aeroporto, fala sobre sua alegria em poder apreciar a exposição. “É a segunda vez que venho admirar as fotografias. Tenho duas filhas, e quando olho para essas mães eu vejo um pouco de mim, dos momentos iniciais após a gravidez, da doação todos os dias e das experiências que só quem é mãe pode explicar. É importante saber que uma maternidade conseguiu enxergar esses momentos”, relata.

As fotos revelam o seio familiar e o convívio de cada mãe com seus filhos, estes que vieram ao mundo por meio do atendimento humanizado e assistência à saúde. Famílias protagonistas de histórias genuinamente especiais de superação durante o período gestacional e puerpério, e que puderam compartilhar evidencias da importância da saúde nas suas vidas por meio de imagens que resgatam gestos, olhares, lembranças e momentos de alegria no ambiente familiar, após a alta hospitalar.

Exposição itinerante “Eu, depois de ti”
Quando: de 12 a 29 de setembro
Local: Aeroporto Internacional de Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, em Belém
Endereço: Avenida Júlio César, s/n – Val-de-Cans, Belém (PA)

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde