UBS do Alto do Ipiranga promove HyperDia de orientação sobre diabetes

Na semana do Dia Nacional do Diabetes (27/6), doença que atinge milhões de brasileiros, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), alerta sobre a importância da orientação, seja para quem possui a doença ou não.

A UBS mantém o programa HyperDia, uma ação permanente de palestras com orientações e dicas sobre o diabetes, além de informar sobre a hipertensão arterial. As reuniões, realizada na sala de espera da unidade, tem como um dos principais objetivos evitar as complicações que podem aparecer em decorrência do diabetes. Para participar, basta entrar em contato pela unidade por meio do telefone (11) 4735-1314 para confirmar os dias e horários das palestras.

“As pessoas ficam muito atentas. Aquelas que não têm diabetes prestam bastante atenção aos sintomas e os diabéticos ficam impressionados com as complicações que podem ocorrer se o tratamento não for seguido corretamente”, explicou a enfermeira Michele Diniz.

O diabetes é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas para quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, provocando o aumento da glicose no sangue. A enfermeira Michele explica alguns dos problemas que podem surgir em decorrência da doença. “Uma delas é o pé diabético, que é o surgimento de feridas. Temos ainda, a retinopatia, que é a perda de visão, além dos problemas renais e vasculares. O diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas tem prevenção e tratamento”, afirma.

Além da orientação, o programa HiperDia prevê uma consulta com enfermeiro para identificar o estado de saúde do paciente. “Ele é inserido em um cadastro nacional, é realizada consulta, questionamos as medicações em uso e realizamos um exame físico. A partir do diagnóstico de enfermagem são feitas as intervenções necessárias para cada caso”, detalhou Michele.

Para a enfermeira, os hábitos saudáveis são as principais armas contra a doença. Uma alimentação balanceada, aliada a prática de exercícios e o hábito de não fumar colaboram para evitar a doença. “As pessoas precisam ficar atentas para alguns sintomas que são: perda de peso, vontade excessiva de comer, muita sede e sentir vontade de ir ao banheiro repetidas vezes. Se tiver esses sinais, é importante procurar um médico, que pedirá os exames necessários”, acrescentou.

 

Números

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, mais de 13 milhões de brasileiros são diabéticos, número que representa 6,9% da população do país. As incidências mais comuns da doença são a tipo 1, que não tem causa ainda conhecida, mas estudos indicam que é hereditária. Sua prevalência é em 10% dos diabéticos. Já a tipo 2, que está relacionada diretamente ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados, se manifesta em 90% dos brasileiros com diabetes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde