UBS Alto do Ipiranga completa um ano com festa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga “Dr. José Carlos Duarte Guedes” completou um ano de funcionamento, nesta quinta-feira (19/10), com uma festa, que contou com a presença de autoridades do município, colaboradores e pacientes. Administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, a Unidade realizou, 45.251 mil procedimentos e atendimentos (entre outubro de 2016 e setembro de 2017), uma média de mais de 4,1 mil atendimentos por mês. A UBS oferece consultas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, pediatria, dentista, além de procedimentos de enfermagem e vacinação.

A solenidade contou com a apresentação de dois grupos de alunos de duas escolas de ensino infantil da cidade, música ao vivo, bolo de aniversário, entre outras atrações. O diretor administrativo e financeiro da Pró-Saúde, Miguel Paulo Neto, representou a Sede no evento e parabenizou os colaboradores da Unidade.  “Parafraseando o presidente da Pró-Saúde, dom Eurico dos Santos Veloso, nossos colaboradores, ao somarem o espírito de amor ao próximo ao seu conhecimento acadêmico, transcendem ao exercício da ciência e contribuem de modo direto para que a sociedade e as famílias sejam cada vez mais fraternas e harmoniosas”, destacou Neto. “Presenciamos aqui um exemplo de que, com vontade política e com uma gestão eficiente é possível sim oferecer um atendimento público humanizado e de qualidade”, afirmou o diretor administrativo e financeiro.

Também estiveram presentes, autoridades do município. “Nossa cidade é, sim, uma referência, e queremos mostrar isso para o Brasil”, afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo. “A UBS Alto do Ipiranga é uma unidade completa dentro da rede básica municipal e foi estrategicamente construída. O balanço de atendimento comprova que acertamos no alvo ao construí-la”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

Classificada como Porte III, o que significa que conta com um número maior de serviços e uma infraestrutura ainda mais completa, a UBS tem 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos.

 

Melhorias

Diversas melhorias foram implantadas durante o primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde. Entre elas está o reforço do atendimento em ginecologia. Mais um médico foi colocado à disposição das mogianas. A implantação da senha eletrônica foi um grande avanço, fazendo com que o atendimento passasse a ser ágil. Outra melhoria diz respeito à chegada das voluntárias da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. Elas ajudam no acolhimento e no atendimento humanizado dos pacientes. A UBS ganhará, ainda neste ano, uma brinquedoteca, em parceria com o Voluntariado. Ela será utilizada pelas crianças, enquanto aguardam a consulta com o pediatra. A equipe da UBS também coloca em prática ações chamadas “extramuro”, quando são oferecidos serviços fora do espaço da Unidade. É o caso do suporte aos idosos que frequentam a Academia da Terceira Idade (ATI), localizada em frente à UBS. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde