Treinamentos no Pronto-Socorro Engenho Novo mantêm profissionais atualizados

A Pró-Saúde aplicou neste ano uma série de treinamentos para a equipe de Enfermagem que atua no Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP), administrado pela entidade. A iniciativa, além de cumprir normas do Ministério da Saúde, visa manter os profissionais atualizados e, com isso, melhorar o atendimento oferecido aos pacientes.

O treinamento de Classificação de Risco reforçou os procedimentos aplicados no momento em que o paciente é acolhido. Trata-se de um método que identifica a gravidade do paciente e, com isso, determina sua ordem no atendimento — casos mais graves são atendidos primeiro. 

Ocorrido no fim de março, a capacitação foi aplicada pelo gerente de Enfermagem Willians Alkimin Medeiros. “Foi uma oportunidade de reforçar a orientação de como os enfermeiros devem agir em relação à esfera de cores e correlacionar os sinais vitais com os sintomas para efetuar uma classificação correta”, afirmou.
 
Em outra iniciativa, também ocorrida no fim de março, a assistente social do Pronto-Socorro, Jackcinilda Oliveira Santana dos Santos, abordou durante o treinamento que ministrou o protocolo desenvolvido pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para o atendimento das pessoas vítimas de violência sexual ou de agressão. 

A equipe de Enfermagem também recebeu instruções sobre a utilização de um equipamento conhecido como E360. Trata-se de um aparelho que estimula e mantém a respiração dos pacientes. 

“O E360 tem a função de bombear o ar para os pulmões do paciente e, com isso, possibilitar sua saída de modo cíclico, oferecendo suporte ventilatório para o sistema respiratório”, explicou Querino Júnior, representante técnico da empresa responsável pelo equipamento. 

Ele passou um dia na unidade promovendo sessões de treinamento para grupos. As orientações também incluíram informações sobre a maneira correta de fazer a manutenção e a troca do gás utilizado pelo aparelho.

Outros treinamentos

A Pró-Saúde também mantém uma rotina de aperfeiçoamento que beneficiam os colaboradores que atuam no Pronto-Socorro Engenho Novo.

A segurança do paciente foi o tema abordado por Isabel Cristina de Carvalho Pimentel, coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente do Pronto-Socorro, durante treinamento aplicado aos colaboradores da unidade.

Ela destacou que o atendimento ao paciente acontece em várias etapas, compreendendo desde a classificação de risco até o momento em que a pessoa receber alta médica. 

“Todas essas fases têm em comum medidas e procedimentos de segurança que visam garantir o cumprimento da assistência e cuidado à saúde”, afirmou. Rotinas de proteção contra infecções, administração correta de medicamentos, identificação do paciente, prevenção de queda, comunicação entre profissionais e várias outras normas que compõem o protocolo de segurança do paciente foram abordados por Isabel. 

Técnicos de Radiologia e de Segurança no Trabalho participaram de um treinamento sobre proteção radiológica em radiodiagnóstico médico, aplicado pelo físico Sérgio Saturnino da Cunha. 

A iniciativa destacou as medidas de segurança adotadas no Pronto-Socorro Engenho Novo, pela equipe da unidade quando o paciente precisa realizar exame de raio-x e outros procedimentos. O treinamento, que acontece uma vez por ano, atende às normas contidas na NR-32 e na portaria 453, do Ministério da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde