Termina o 26º Congresso sobre entidades filantrópicas de saúde

O encerramento do 26º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, ocorrido nesta sexta-feira, 5/5, contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Realizado pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), em Atibaia (SP), o evento teve a Pró-Saúde como uma das apoiadoras.

David Uip ressaltou o papel fundamental das entidades filantrópicas no atendimento à saúde da população que mais precisa. O encerramento também contou com a presença de várias autoridades, entre elas o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o secretário federal de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, e o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

No último dia de congresso, os palestrantes abordaram a ética e a transparência como novos pilares da governança. Participaram dos debates a professora de Direito Empresarial, Ética e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da FAAP, Tae Youg Cho; o presidente do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório; e o presidente Executivo da Interfama, Antonio Brito.

Segundo os palestrantes, a governança corporativa pode ter seus princípios éticos e de transparência pautados pela prática de Compliance, termo usado para definir o conjunto de disciplinas utilizadas para o cumprimento de normas legais e regulamentares, preservando o uso correto dos recursos financeiros.

O congresso, que começou na terça-feira, 2/5, atraiu mais de 600 profissionais que atuam em entidades filantrópicas prestadoras de serviços de saúde. Uma série de debates discutiu os meios de profissionalizar e dar sustentabilidade às unidades beneficentes de saúde. O tema desta 26ª edição foi “Interdependência: Reduzindo Fraquezas, Aumentando as Forças”.

Pela Pró-Saúde, participaram o diretor de Operações Jocelmo Pablo Mews, o diretor Administrativo e Financeiro Miguel Neto, a gerente de Filantropia, Regina Victorino, o gerente Lafaete Teixeira, que atua na Diretoria de Desenvolvimento, e a consultora Ana Beatriz Farah.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde