Simpósio do HMUE em congresso foi prestigiado por mais de 200 estudantes e profissionais

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade filantrópica que administra nove hospitais no Estado do Pará, participa do XVIII Congresso Médico Amazônico, realizado em Belém (PA), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento teve início no último dia 24 e prossegue até o dia 27, sob o tema: A Contribuição dos Profissionais de Saúde nos 400 anos de Belém. A organização do congresso estima que três mil profissionais e estudantes prestigiem a programação.

Na segunda-feira, 25/04, uma das principais atrações do congresso foi o I Simpósio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), uma das unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Estado. Mais de 200 estudantes e profissionais acompanharam a palestra de abertura, a realização de sete mesas redondas, uma conferência e abordagens a temas diversos, como atendimento ao politraumatizado, cirurgia geral e de tórax, fraturas expostas, grandes queimaduras, pacientes neurocríticos e doação e captação de órgãos.

A estudante de medicina da Universidade Federal do Pará, Jacqueline Veloso, foi uma das participantes. “A questão do atendimento inicial ao paciente politraumatizado foi o assunto que me interessou e, além disso, o fato de o Hospital Metropolitano ter profissionais renomados, como o médico Guataçara Gabriel. A palestra foi ótima, produtiva e acrescentou estratégias para o atendimento de urgência e emergência”, disse.  O simpósio teve um caráter multiprofissional, envolvendo mesas redondas com psicólogas, fisioterapeutas, enfermeiras e profissionais da área da saúde. Essa condição atraiu a psicóloga Ana Teresa Araújo. “Me chamou a atenção a discussão e a abordagem à família na captação de órgãos e tecidos, porque se abrange vários aspectos na área da psicologia. Outro assunto que me interessou foi sobre o atendimento ao paciente queimado. O nível de discussão e aprendizagem foi ótimo”, opinou.

O diretor geral do Hospital Metropolitano, Rogério Kuntz, avalia que a participação no congresso está sendo bem-sucedida, sobretudo, em função do HMUE ter como atribuição a formação de profissionais da saúde para o Sistema Único de Saúde. “O Hospital Metropolitano tem a atribuição de fazer saúde e poder contribuir com o desenvolvimento de estudantes e profissionais, o que também significa trabalhar no melhor cuidado do paciente”.  

 

Abertura

O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, conduziu a palestra de abertura do simpósio, abordando a 'Gestão Hospitalar por Organização Social de Saúde'. Em um dos temas principais, tratou da excelência em gestão, modelo adotado pela entidade. “Nós temos metas, resultados e avaliações anuais por meio do Requisito de Apoio à Gestão (RAG). Procuramos prestar um serviço qualificado”, enfatizou.

Já o diretor Operacional da entidade no Pará, Paulo Czrnhak, ressaltou a administração de seis unidades hospitalares pertencentes ao Governo do Pará sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, prestando um serviço integral para o Sistema Único de Saúde. “Em 2015, esses hospitais totalizaram 2,3 milhões de procedimentos de média e alta complexidades, sendo 773 leitos administrados pela Pró-Saúde nas áreas de trauma, clínicas e oncologias. Realizamos mais de 25 mil cirurgias no ano passado. Inclusive, de casos raros, que pela excelência oferecida foram destaques, internacionalmente, despertando a vinda da equipe de Londres do Discovery Internacional para gravação do trabalho feito em Santarém”, disse, enfatizando ainda a certificação emitida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que deram aos hospitais de Santarém e de Altamira a certificação ONA 3 – Acreditados com Excelência.

Além do HMUE, a Pró-Saúde gerencia o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar, em Santarém, Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, Hospital Regional Público do Sudeste, em Marabá, Hospital Público Estadual Galileu e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, ambos em Belém, Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, e Hospital de Porto Trombetas, em Oriximiná.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde