Silenciosa, a osteoporose causa fraturas graves

Mulheres são os principal grupo afetado pela doença. Saiba como evitá-la

Silenciosa, a osteoporose não apresenta sintomas até os primeiros danos. A doença enfraquece os ossos, causando fraturas graves que atingem cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O grupo mais afetado são mulheres acima dos 50 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens a partir dos 50 anos sofrerão uma fratura associada à osteoporose.

Com a queda dos níveis de estrogênio – hormônio feminino – durante a menopausa, há também a redução na formação óssea. Por isso mulheres com mais de 50 anos são o principal grupo afetado pela osteoporose.

O alerta acontece na semana em que é lembrado o Dia Mundial da Osteoporose (20/10). Dados do Ministério da Saúde indicam que apenas 20% dos brasileiros que convivem com a doença tem o diagnóstico.

Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento 24h, em Santos (SP), gerenciada pela Pró-Saúde, alerta para a importância do acompanhamento médico para diagnóstico da doença.

“Como o paciente não sente dor, o diagnóstico só ocorre quando surgem fraturas causadas pela perda de massa óssea e enfraquecimento do osso”, aponta a profissional.

Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada. Para isso é necessário que o paciente adote um estilo de vida saudável, segundo indica Gisele Abud.

“Com a mudança do estilo de vida do paciente é possível diminuir dores e evitar que os ossos se quebrem. Porém, os hábitos saudáveis precisam ser adotados antes, evitando que a doença surja”, ressalta a médica.

Como evitar a osteporose

Apesar do grupo de risco envolver pessoas a partir dos 50 anos, a osteoporose também pode afetar os jovens. Por isso, é importante que os cuidados para prevenir a doença ocorram desde a infância. Saiba quais são eles:

  • Consulte o médico para a realização de um teste de densitometria óssea. O exame ajuda no diagnóstico da doença.
  • Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos);
  • Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;
  • Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;
  • Tome sol por 20 a 30 minutos, para estimular a produção de vitamina D;
  • Evite cigarro e bebidas alcoólicas;
  • Pratique atividades físicas para fortalecer o corpo e evitar quedas. Caminhada e musculação são algumas opções.
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde