SESMT realiza simulado de incêndio na Sede Administrativa

Os colaboradores da Sede Administrativa da Pró-Saúde, em São Paulo, participaram, na última sexta-feira (10), de um simulado de incêndio, com o objetivo de preparar toda a equipe para casos de emergência.

Durante o treinamento, os brigadistas da instituição realizaram primeiros-socorros de vítima, combate ao incêndio e abandono do prédio. O procedimento é realizado todos os anos, e desta vez, o resultado foi mais positivo se comparado com as vezes anteriores. Em 2013 na Sede Administrativa, o tempo total do procedimento – sem resgate de vítima – foi de 4 minutos. Neste ano, o simulado completo durou 7 minutos, mas a equipe avançou nas ações, simulando além do abandono, o vazamento e contenção de produtos químicos, resgate de vítima e combate a princípio de incêndio.

De acordo com Norberto Silva, do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o treinamento tem embasamento legal na NR-23 da portaria 3214/78 e Instruções Técnicas 16 (Plano de Intervenção de Incêndio), e 17 (Brigada de Incêndio), do Corpo de Bombeiros de São Paulo. “Todos precisam estar cientes que um incêndio pode acontecer em qualquer localidade e devemos estar preparados para isso. Hoje é apenas um simulado, mas amanhã pode ser real. A intenção é passar todas as instruções necessárias para os colaboradores entenderem como devem atuar em uma emergência e salvar vidas”, explicou Norberto.

Cerca de 180 pessoas participaram do simulado, que resultou na evacuação dos dois prédios da Pró-Saúde. “Esse simulado foi importante para sabermos como agir corretamente em uma emergência e ter uma noção de como seria a situação real. Com a colaboração e empenho de todos, conseguimos fazer o simulado e obter um bom resultado”, destacou Antônio Marcos Teles dos Santos, técnico de manutenção.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde