Série fotográfica promove a valorização dos profissionais de enfermagem em tempo de pandemia

As imagens retratam os profissionais no final dos plantões hospitalares e evidenciam a rotina de trabalho. A ação faz parte da Campanha “Vocês Estão Fazendo História”, promovida pela Pró-Saúde

Como parte da campanha “Vocês Estão Fazendo História”, voltada para a valorização dos profissionais de Enfermagem, a Pró-Saúde lança uma série fotográfica que revela a rotina de trabalho daqueles que atuam na assistência e no restabelecimento da saúde de pacientes.

A campanha também celebra o Dia Internacional da Enfermagem (12/5), transformada em uma homenagem durante todo o mês e que visa estimular o respeito e a gratidão aos profissionais de Enfermagem, principalmente no momento em que estão atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

A série fotográfica, visa apresentar alguns dos profissionais que estão neste combate. Com seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados no atendimento assistencial, como máscaras, óculos, aventais e toucas, eles até podem se tornar todos iguais dentro das unidades hospitalares, mas cada um possui uma história, família e sonhos.

Para a campanha, alguns profissionais foram fotografados no início do plantão, e depois ao final, antes de deixar a unidade para retomar as suas vidas pessoais, ressaltando como ficam após um dia de trabalho frente a pandemia.

Na mostra idealizada pela Pró-Saúde, entidade com mais de 16 mil colaboradores em todo o país e com atuação na área de gestão hospitalar, os profissionais possuem rosto, história, escolhas e até renúncias pessoais neste momento tão importante da pandemia: salvar vidas!

As histórias de quem está fazendo história

“Amo o trabalho da Enfermagem. O fato de poder ajudar, salvar e cuidar de vidas nesta pandemia, é uma escolha difícil, mas necessária. O medo de levar o vírus para casa existe, porém, utilizamos a biossegurança para nos proteger e proteger quem amamos”, conta Larisse Coutinho, técnica de Enfermagem do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), uma das unidades de referência na região para atendimento de casos da Covid-19. Ela é mãe do pequeno Arthur, de apenas um ano de idade e, apesar da preocupação com seus familiares, das olheiras e do cansaço resultado de uma rotina pesada nas últimas semanas, segue firme no atendimento de seus pacientes.

A Pró-Saúde, com mais de 50 anos de experiência, é uma das maiores gestoras de serviços hospitalares do país, responsável por serviços de saúde em 12 Estados brasileiros. Durante a pandemia, seis hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram transformados em referência para o atendimento de casos do novo coronavírus. São mais de 6 mil profissionais e 471 leitos hospitalares dedicados ao atendimento de vítimas da Covid-19.

As ações realizadas pela entidade nesta campanha visam, além de incentivar o respeito a estes profissionais, também contribuir com prevenção de casos de violência. De acordo com os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2015, 26,3% dos profissionais da área já sofreram violência verbal e 15,6% violência física.

“São profissionais que desempenham um papel fundamental na assistência ao paciente. Nesse momento de pandemia, é essencial demonstrar todo o nosso respeito e gratidão pelo trabalho que vêm realizando”, ressalta Sandra Miziara, gerente Corporativa Assistencial da Pró-Saúde.

Mural Online

A Pró-Saúde também lançou em seu site institucional, um mural online para que as pessoas possam enviar mensagens de homenagens, agradecimento e apoio aos profissionais que atuam nos hospitais e que, portanto, estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Disponível a todas as pessoas com acesso à internet, para deixar o recado no mural da Pró-Saúde é bem simples: acesse aqui, clique em “Deixe sua Mensagem”, depois “Escrever uma nova mensagem”, preencher os campos Nome e Mensagem e fazer a sua homenagem.

Na prática, o serviço funciona como um mural digital, por meio do qual é possível registrar recados que, posteriormente, serão enviados para conhecimento dos colaboradores das unidades de saúde administradas pela instituição.