Seminário debate o poder da imaginação na educação de crianças atendidas em creches zona Leste

Evento, que está na nona edição, é realizado pela Pró-Saúde, entidade responsável pela a gestão de quatro Centros de Educação Infantil na capital paulista

Na próxima sexta-feira, 25/10, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realiza o 9° Seminário de Educação, voltado aos profissionais da área que atuam em quatro Centros de Educação Infantil (CEIs), localizados na zona Leste da cidade de São Paulo. O evento também irá contar com a participação de representantes regionais da Secretaria Municipal da Educação.

Os CEIs Lageado, Jardim São Jorge, Jardim Eliane e Santa Rita são gerenciados pela Pró-Saúde desde 1998, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação.
Nas quatro unidades, os profissionais são responsáveis diariamente por protagonizar o estímulo ao conhecimento em cerca de 750 crianças de zero a cinco anos.

Para conhecer um pouco sobre esse trabalho realizado no extremo leste da cidade de São Paulo, acesse: https://bit.ly/2IUuMYg

Na próxima sexta, o evento será realizado a partir das 8h, no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro. Com o tema “Infância: O que te encanta”, o encontro visa a troca de experiências e o aprimoramento profissional de cerca de 150 colaboradores que atuam diariamente nessas unidades educacionais.
A abertura do Seminário será realizada com a presença de Dom Antônio Carlos Altieri, bispo emérito de Passo Fundo e coordenador de Pastoral da Saúde da Pró-Saúde. Depois, Lucimeire Cabral de Santana, diretora Regional de Educação (DRE) de Guaianases, irá abordar o panorama da educação na região.
No período da manhã, o palestrante Gandhy Piorski, autor do livro Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar, conduzirá uma palestra focada na questão da imaginação das crianças.

Piorski é pesquisador nas áreas de produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. Ele discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens.

O objetivo da ação é apresentar meios de compreender o comportamento da imaginação, sua organização e como aplicá-la, além de como desenvolver pedagogicamente este fator tão importante na infância.
O fechamento da primeira parte do evento fica por conta de Gidalva Santos, supervisora escolar da DRE Itaquera, profissional da educação com 24 anos de experiência em docência na rede pública de ensino e pesquisadora das culturas infantis e das relações étnico-raciais na educação.

A programação irá seguir com uma atividade em capacitação, realizada por Uirá Kuhlmann, consultor em educação musical ativa para educadores. A ação visa proporcionar a oferta de recursos e técnicas utilizando materiais para a exploração sonora e musical, por meio de dinâmicas musicais com objetos da infância, de forma ativa e lúdica.

“As atividades escolhidas para o Seminário foram selecionadas levando em conta todo o trabalho pedagógico realizado por nossos colaboradores nos CEIs. Além disso, o evento busca reforçar a importância do desenvolvimento motor e intelectual das crianças por meio das brincadeiras e interações entre os pequenos, incentivando a convivência, criatividade, imaginação e o afeto também como forma de aprendizado”, Regina Victorino, gerente de Filantropia da Pró-Saúde.