Semana Mundial da Água terá ciclo de palestras no Hospital Municipal

A Semana Mundial da Água contará com uma série de atividades no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Entre as principais atrações está o ciclo de palestras, realizadas entre os dias 21 e 23 de março. A programação inclui workshops feitos com colaboradores, acompanhantes e pacientes.

O engenheiro ambiental do hospital, Marcel Portela, e engenheiros do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), autarquia responsável pelo abastecimento em Mogi das Cruzes, irão abordam diversos temas nas palestras, como: “Tratamento de água e esgoto”; “Filtração da Água”; “Saneamento e Saúde Pública”; “Dicas de Economia e Uso Racional da Água”; “Água Virtual: Consumo de Água na Produção de Produtos”; entre outros.

Nesta segunda-feira, dia 21, ocorreu o lançamento da Semana Mundial da Água. O diretor-geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, participou do evento de abertura. Segundo ele, o consumo de água, ao lado de energia elétrica, são “as duas maiores despesas do orçamento”. “Temos a meta de fazer mais com menos e, para isso, usamos os recursos de forma racional”, destacou.

“O Hospital Municipal colocou a sustentabilidade como pilar do planejamento estratégico. E, por se tornar uma vitrine de ações sustentáveis, a unidade faz um apelo para que todos os colaboradores ampliem estas ações aos colegas e em casa”, disse.

“Quando reduzimos o valor do consumo com água, podemos destinar mais recursos para outras áreas, beneficiando pacientes e colaboradores”, destacou o diretor-geral.

 

Empregos

Marcel Portela destacou que o tema deste ano da Semana Mundial da Água é “Investir em água é investir em emprego”. Durante a abertura do evento, ele alertou para a quantidade de pessoas que morrem com a falta de saneamento básico.

Segundo Portela, com base em dados divulgados pela Organização das Nações Unidades (ONA), dois milhões morrem a cada ano por falta de tratamento de esgoto. “Para se ter uma ideia, acidentes de trânsito matam, por ano, 1,25 milhão de pessoas”, comparou o engenheiro ambiental.

Portela apresentou o projeto de redução de consumo de água, que passou a ser adotado no Hospital Municipal. A partir da troca de dispositivos, que diminuem a vazão das torneiras, chuveiros e das descargas nos vasos sanitários, a meta é economizar em 20% o consumo mensal de água. “O brasileiro consome, em média, 200 litros de água por dia, o que representa duas vezes mais que o recomendado pela ONU”, alertou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde