Semana Multiprofissional do Galileu é marcada por compartilhamento de ideias

Cinco dias para dividir conhecimento. Assim foi a I Semana Multiprofissional do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), que que reuniu colaboradores da unidade durante os dias 22 e 26/5. Durante a semana foram expostos trabalhos apresentados durante Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (Qualihosp 2017), ocorrido em São Paulo no mês de março.

Nos dias 23 e 24/5, foram apresentados os vencedores de uma votação no último dia 19/5, na qual concorreram 12 trabalhos. Os melhores colocados foram apresentados nos corredores da unidade. O trabalho da Comissão de Feridas da unidade sobre a atuação da equipe de Enfermagem foi o vencedor, seguido do trabalho da equipe Multidisciplinar que analisava a visita multiprofissional versus o plano terapêutico. Em terceiro lugar ficou o trabalho do setor de Psicologia com o tema 'Cuidando de quem cuida'. Além do suporte científico, a Semana Multiprofissional do Galileu ofereceu momentos práticos aos colaboradores.

Grupos de colaboradores da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizaram apresentações teatrais tendo como temas protocolos que fazem parte da rotina da instituição, como o de comunicação segura entre profissionais de saúde, cirurgia segura, identificação segura do usuário, entre outros.

Mesmo voltada ao público interno, a Semana Multiprofissional do Galileu não deixou de lado a responsabilidade com a comunidade que a cerca. Durante os dias do evento foram arrecadados 889 kits de higiene pessoal. Os produtos serão doados a instituições que cuidam de idosos e crianças. As entidades ainda serão definidas.

A programação teve ainda espaço para lembrar de atos simples, mas primordiais no ambiente hospitalar, como a higienização das mãos. O tema foi abordado em palestras e dinâmicas que trouxeram o suporte de um gel simulador de contaminação e uma lanterna ultravioleta. 'Na palestra nós trouxemos uma abordagem histórica, desde os primeiros profissionais, que começaram a falar sobre este assunto lá no século XX, comparando com os dias atuais, em que mostramos que já é comprovado a eficácia, e que mesmo assim ainda é visto algumas falhas na adesão desta medida', esclareceu o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Diego Santos.

O zelo pelas informações relativas ao paciente foi debatido durante a palestra da coordenadora de Comunicação da Pró-Saúde no Pará, Ana Maria Negreiros, com o tema 'Informação x Imagem: garantir a privacidade é um dever profissional'. Na quinta, 25/5, os colaboradores também tiveram uma tarde animada com uma aula de zumba e na sexta-feira, 26/5, pela manhã, que foi feita pelos professores da academia Bio Wellness.

No decorrer da semana, atividades como cruzadinha, Big Fone, torta na cara, caminho da segurança do paciente, telefone sem fio levaram entretenimento aos colaboradores. Os profissionais da área de assistência como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutrionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais receberam um kit contendo carimbo profissional, bolsa, lanches e brindes.

Na avaliação da enfermeira Sara Costa, integrante da comissão organizadora da Semana Multiprofissional do Hospital Galileu, as atividades ajudaram a enfatizar a valorização ao colaborador. 'Foi uma semana muito positiva, onde compartilhamos muito conhecimento do nosso dia a dia', afirmou.

Para a diretora assistencial, Daniela Castro, o processo de multiplicação da informação por meio de atividades lúdicas e educativas contribui para um ambiente mais seguro. 'Buscamos despertar os profissionais para uma gestão integrada, na qual o cuidado seguro, é uma consequência das escolhas certas. E essas só podem ser feitas, por profissionais capacitados', comentou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde