Semana de Enfermagem mobiliza cerca de 2,7 mil colaboradores da Pró-Saúde no Pará

A arte de se dedicar e promover o bem-estar do próximo será celebrado no próximo domingo, 12 de maio, data internacional de reconhecimento aos serviços assistenciais de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Unidades hospitalares no norte do País, gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospital, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, promovem atividades durante a próxima semana em reconhecimento à profissão (veja o quadro com as atividades de cada unidade abaixo).

 

Neste ano, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem incentivado o fortalecimento da categoria com a divulgação da campanha Nursing Now, com destaque ao protagonismo destes profissionais e a excelência da Enfermagem entre os objetivos da campanha. Em abril, no auditório da Fiocruz, em Brasília, representantes da área, políticos e autoridades, nacionais e internacionais, participaram do lançamento da campanha em reconhecimento e valorização da Enfermagem no País.

 

Para a gerente corporativa assistencial da Pró-Saúde, Sandra Miziara, o empoderamento da enfermagem está vinculado ao bem-estar do paciente, sendo intrínseca a vida hospitalar que alicerçam os valores de humanização no atendimento.

“A equipe de enfermagem está junto do paciente em todas as etapas do processo do cuidar. O nosso objetivo é empoderar a categoria com modelos assistenciais que visam aumentar o elo dos profissionais com os pacientes/familiares garantindo a cuidado centrado no paciente”, explica.

 

Além de conduzir tratamentos, acompanhando todo o processo clínico do atendimento em parceria com outros profissionais, a Enfermagem também é ator principal na adesão do próprio paciente ao tratamento. “Os profissionais da Enfermagem possuem o domínio da assistência e a semana voltada a essa categoria também é uma forma de enaltecer e demonstrar essa valorização do trabalho na saúde pública”, ressalta a gerente corporativa.

 

Mensalmente, mais de 280 mil usuários do SUS são atendidos nas unidades sob gestão da Pró-Saúde no Pará – e, em ranking divulgado pela imprensa, dois dos dez melhores hospitais públicos do País são gerenciados pela entidade nos munícipios de Santarém e Altamira. Em 2018, a instituição conquistou 21 certificações e prêmios, e outros 16 reconhecimentos, para as Unidades no Pará, que realizaram 3,4 milhões de atendimentos no mesmo período, alcançando taxa de satisfação de seus pacientes superior a 90%.

 

Confira abaixo as datas e principais atividades programadas por cada unidade:

 

– Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Ananindeua

Data: de 13 a 17 de maio

Programação: Palestra motivacional, mesa redonda, apresentação de trabalhos, atividades da fisioterapia, atividades de relaxamento, entre outras.

 

– Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo (HOIOL), em Belém

Data: de 13 a 16 de maio

Programação: Palestras sobre o empoderamento da enfermagem e saúde mental do profissional. Atividade de interação entre a farmácia e a enfermagem, abordando a notificação de reações adversas de medicamentos, além de atividades lúdicas com temas como musicoterapia e maquiagem.

 

– Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, em Barcarena

Data: de 13 a 18 de maio

Programação: Exposição de trabalhos realizados pela enfermagem da unidade, palestras sobre o processo de enfermagem, código de ética, lei do exercício da profissão, evolução e anotação da enfermagem, além de gincana com perguntas e outras atividades.

 

– Hospital Regional Público do Sudeste do Pará, em Marabá

Data: de 27 a 31 de maio

Programação: Feira das comissões da unidade, campanha de higienização das mãos, palestras sobre envolvimento e satisfação do usuário, formação profissional, empreendedorismo e ética. Também serão realizadas mesas redondas sobre múltiplas atuações da enfermagem e empoderamento.

 

– Hospital Regional Público Transamazônica (HRPT), em Altamira

Data: 20 a 24 de maio

Programação: ciclo de palestras com profissionais da unidade e externos, sobre temos como cuidado paliativo, relacionamento interpessoal, responsabilidade ética, entre outras.

 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, durante os dias 22 e 23 de abril, também realizou atividades. Além de dinâmicas e interatividade, houve a promoção de palestras e exposição de 13 trabalhos científicos.9

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde