Segurança do Paciente é o destaque no Simpósio do Metropolitano

A Segurança do Paciente na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos foi um dos temas principais do último dia do II Simpósio de Ciências Farmacêuticas, realizada pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). O evento, realizado no auditório da Instituição, motivou a equipe multiprofissional, reunindo farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e farmácia.

O enfermeiro Alan Ferreira, que é integrante do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade e especialista em gestão e educação em saúde, foi um dos palestrantes. Ele abordou a temática segurança do paciente. Alan frisou que a implantação da Diretoria Colegiada número 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária trouxe a segurança do paciente para o foco principal. A RDC 36, como é conhecida, trata sobre a promoção da segurança do paciente. “No Hospital Metropolitano isso se traduz, principalmente, na qualidade e na preocupação com o usuário, por meio do comprometimento que a instituição tem de prestar um serviço humanizado, de qualidade e com ética”, garantiu Alan Ferreira, que enumerou a identificação correta do usuário, a preocupação com a assistência, o cuidado com a pele, além do manuseio correto do medicamento, como processos de evolução a partir da RD36. Entre as deliberações do NQSP do Hospital Metropolitano estão o de atuar como consultoria e monitorar a implantação da segurança do paciente.

A médica Vanessa Santos, que é coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, conversou com os colaboradores acerca de outro tema: Uso Racional de Antimicrobianos. Ela explicou como o HMUE reduziu a utilização de antibióticos no ano passado, por meio de uma ação planejada pelas equipes do setor de Farmácia e CCIH, sem nenhum tipo de prejuízo ao usuário.

Coordenador de enfermagem do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Marcelo Vera Cruz elogiou o nível de discussão apresentado. “Tem acrescentado na assistência, sobretudo, no cuidado com o paciente. A abordagem sobre a segurança do paciente é uma implantação que veio para enxergarmos o processo de trabalho”. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde