Secretaria de Saúde realiza capacitação no Hospital Municipal de Pinhais

Com foco na melhoria da qualidade do preenchimento das declarações de nascidos vivos e declarações de óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu uma capacitação. A ação, que capacitou enfermeiros, foi realizada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Pinhais (PR), e teve como palestrante Cléia Garcia Lazzarotto.

A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento padrão que alimenta o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) desde a década de 1990, quando foi implantado pelo Ministério da Saúde. Este sistema serve como uma das principais fontes de dados para a geração de indicadores de saúde sobre pré-natal, assistência ao parto e vitalidade ao nascer, além de fazer parte do cálculo das taxas de mortalidade infantil e materna.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os dados coletados são importantes uma vez que serão base para a análise da situação de saúde de grupos populacionais, bem como para vigilância, monitoramento e avaliação de políticas e ações de saúde.

Já a Declaração de Óbito (DO) é o documento padrão utilizado em todo o Brasil para a captação dos dados. Daí a necessidade do correto preenchimento dos documentos. “Para colaborar com este processo foi encaminhado aos colaboradores um arquivo, do Conselho Federal de Medicina, que orienta os profissionais para o preenchimento e procedimentos corretos a serem adotados”, complementou a palestrante.

Para o mês de agosto está prevista a realização desta capacitação, para os profissionais do Hospital e Maternidade Pinhais.   

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde