Santarém forma turma de residência médica

A solenidade de formatura da primeira turma de residentes no interior do Estado, em Santarém, região oeste do Pará, aconteceu na noite da quinta-feira, 13, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A solenidade foi marcada pelo discurso da jovem médica chilena Jéssica Toledo, que falou sobre o significado da conquista. Jéssica fez questão de discursar em português e recordou momentos que também foram passados em um vídeo de despedida da residência e entrada em uma nova fase. “Me perguntaram qual a experiência mais linda que eu levo. Eu respondi que são tantas, foram tantos amigos, desde o pessoal da limpeza até os mestres professores, pacientes. Aprendi muito da vida e o verdadeiro sentido em ser médica, ser uma cirurgiã. Eu acho que a saúde em Santarém é muito mais do que as pessoas pensam e vale muito a pena fazer residência aqui”, declarou Jéssica.

O vice-coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Marcos Fraga Fortes, recordou que foram muitos os desafios para promover a interiorização do curso de medicina e também da Residência Médica. “Pra gente o significado é muito forte, porque embora tivéssemos muitos desafios, nós conseguimos fazer uma interiorização adequada de ensino possibilitando a essas pessoas partir para qualquer outro tipo de sub-especialização. E eles estão mais que capacitados para ocupar um lugar dentro da sua cidade em qualquer região”, enfatizou o médico que também é tutor da residência no HMS e HRBA.

Em Santarém já existem em andamento as Residências Médicas em Cirurgia Geral (4 vagas), Medicina da Família (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (2 vagas) e a partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Videolaparoscópica (2 vagas),  Anestesiologia (2 vagas) e Cancerologia Clínica (2 vagas).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde