Saiba por que uma alta hospitalar planejada é tão importante para o paciente

Uma alta hospitalar bem planejada melhora a experiência do paciente ao sair do hospital e reduz as taxas de readmissão e as idas aos serviços de urgência e emergência. É por este motivo que no Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde, em Parauapebas (PA), o planejamento da alta dos pacientes é uma rotina arraigada entre os profissionais da unidade.

Para Aline Brado, enfermeira do HYT, a alta hospitalar é um processo construído bem antes da data programada de saída do paciente do hospital. Ela explica que são realizadas reuniões multiprofissionais para discursão de cada caso, com o planejamento dos cuidados e intervenções a serem realizadas no âmbito domiciliar, para que exista continuidade no tratamento proposto.

“No Yutaka Takeda já faz parte da nossa rotina de altas a preparação de todas as orientações para que o nosso usuário e seu familiar tenham o máximo de informações e segurança sobre a continuidade dos cuidados em casa. Por isso, cada profissional reforça, por meio de materiais didáticos e de forma verbal, todos os procedimentos que deverão ser seguidos fora do hospital, em relação a medicamentos, alimentação, curativos entre outros, e isso contribui para melhorar a experiência do paciente na nossa unidade”, diz Aline.

Feliz com a alta da filha, Iriane da Conceição, mãe da pequena Lohanny Torres, de 7 anos, que passou 20 dias internadas no HYT, por problemas relacionado com a diabetes, relata que as experiências vividas na unidade, como a pintura de desenhos e até um piquenique, bem como as orientações recebidas, irão ajudar na condução do tratamento da sua filha em casa. “Sem essas informações sobre o cuidado da Lahanny, eu não saberia como fazer o uso correto da insulina e dos cuidados com a alimentação dela”, conta.

Além das orientações, e como parte do atendimento humanizado do hospital, os profissionais também sempre buscam realizar pequenas comemorações para deixar o dia da alta mais feliz e especial para os pacientes. No caso da Lohanny, a equipe se reuniu e entregou um certificado de coragem, parabenizando a menina por ter vencido o medo de injeções.

O trabalho realizado pelo Hospital Yutaka Takeda é reconhecimento por importantes certificações que demonstram a preocupação da unidade com a qualidade e segurança no atendimento. O hospital é certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. O Yutaka Takeda também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Possui ainda outras certificações, como o Green Kitchen e o Selo de Hospital Saudável.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde