Dia Mundial do Rim no HCO

Saiba como cuidar dos rins e ficar longe das doenças renais

Neste ano, o Dia Mundial do Rim é celebrado com o tema “Vivendo bem com a doença renal”

Especialista do Hospital 5 de Outubro (HCO) apresenta algumas dicas para manter a prevenção com as doenças renais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 850 milhões de pessoas têm doença renal em todo o mundo, e somente a doença renal crônica causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano. No Brasil, um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais.

Taffarel Fragoso, médico do HCO, unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA), alerta para a importância da adoção da prevenção e tratamento precoce de doenças envolvendo os rins.

“Os rins são órgãos do sistema urinário, que se localizam ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço”, explica.

Responsáveis pela eliminação de toxinas por um sistema de filtração, os rins auxiliam na regulação e da pressão sanguínea. O órgão também controla a eliminação de líquidos e resíduos do sangue, além de produzir hormônios que podem interferir na pressão arterial e produção de glóbulos vermelhos.

“As principais doenças que causam a Doença Renal Crônica são diabetes, hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, e aquelas próprias dos rins, principalmente as nefrites que são na maioria dos casos tem fator genético associado”, enfatizou Fragoso.

A doença crônica renal é uma patologia preocupante por provocar a destruição assintomática, lenta e progressiva do órgão. O especialista destaca esse “problema silencioso que pode incorrer em sintomas como inchaço nos pés, pernas e/ou rosto, cansaço e urina com espuma ou escura”. O profissional ressalta a necessidade de sempre estar atento aos sinais da doença

Para evitar doenças renais, Fragoso aponta importância a necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, com ingestão de bastante água, além de reduzir a quantidade de sal na alimentação, evitar excesso de proteína (principalmente para quem faz uso de suplementos) e sobrepeso. Ter uma dieta balanceada e manter a prática regular de exercícios físicos também são recomendados.

Prevenção

O especialista comenta que não existe mágica nem receita milagrosa para prevenir as doenças renais. A prevenção da doença renal passa obrigatoriamente pelo controle dos fatores de risco, entre eles:

– Controlar a pressão arterial;
– Controlar os níveis de glicose no sangue;
– Evitar medicamentos que fazem mal aos rins;
– Controlar os valores do ácido úrico;
– Evitar o cigarro e drogas;
– Manter um peso saudável.

5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas.

A unidade é certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Recentemente recebeu o selo “Green Kitchen” (em portugues, Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), que reconhece aos restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde