Regional do Baixo Amazonas supera meta em campanha de doação de sangue

95 bolsas foram arrecadadas em um dia de ação da unidade, que é referência em atendimentos de média e alta complexidade

Com o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas!”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promoveu na última quarta (26), uma campanha de doação de sangue na unidade.

A ação, que teve como meta arrecadar 70 bolsas de sangue para ampliar o estoque no Hemopa, conseguiu superar as expectativas e recebeu 95 doações sanguíneas, entre colaboradores, acompanhantes e público externo, que procuraram a unidade para realizar este ato de solidariedade.

A campanha, realizada anualmente, é uma iniciativa da Agência Transfusional do HRBA. O hospital, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Pará e é abastecido diariamente com as bolsas de sangue doadas no Hemopa.

Ana Beatriz Ferreira é colaboradora do hospital e já doa há mais de três anos. Para ela, cada doação é importante, pois pode salvar muitas vidas. “É sempre bom fazer a nossa parte. Eu considero uma experiência incrível poder contribuir com o próximo, mesmo sem conhecê-lo. Acredito que todo mundo deveria doar, pois é um ato de amor, que só faz bem tanto para quem doa, quanto para quem recebe”, ressalta Beatriz.

Este ano, entre janeiro e setembro, o HRBA já utilizou 4.696 bolsas de sangue, uma média de 500 por mês. Alguns procedimentos, como cirurgia cardíaca, podem demandar a utilização de até 15 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente durante o atendimento.

“O hospital é o maior consumidor de hemocomponentes do centro regional de Santarém, pelo perfil oncológico e de alta complexidade que nós temos. Precisamos auxiliar na reposição do estoque, por isso realizamos regularmente as campanhas de doação de sangue”, explica a responsável técnica da Agência Transfusional, Dra. Terezinha Leão.

Diretor Técnico do Regional do Baixo Amazonas, Epifanio Pereira destaca a importância da ação que é realizada pelo hospital, em virtude da demanda gerada nos atendimentos.

“A campanha é extremamente importante, pois conscientizamos a população da necessidade de doação. Especialmente no HRBA, esse elemento é fundamental para nossos pacientes ao realizarem cirurgias de alta complexidade, pois necessitam de bolsas de sangue durante os procedimentos. Além disso, é um ato de amor, que não é doloroso, é rápido e muito seguro”, destaca o diretor.

O tema escolhido para esta campanha é um alerta para a importância deste ato de solidariedade. “A gente nunca tem tempo para nada, sempre estamos na correria. Então estamos propondo uma reflexão, de quantas pessoas ao nosso redor precisam de um gesto como esse. Uma doação pode salvar não só uma, mas várias vidas”, enfatiza a Dra. Terezinha.

Critérios para a doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para menores de idade, a autorização dos pais também é necessária.

Quem teve covid-19 precisa esperar 10 dias após a cura para poder doar. Já quem se vacinou contra a doença, pode fazer a doação depois de sete dias.

Além das doações recebidas durante a campanha no HRBA, e para quem não pôde participar ou deseja doar em outro momento, o Hemopa funciona de segunda à sábado, das 7h30 às 13h, e está localizado na Avenida Frei Vicente, 696, bairro Aeroporto Velho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde