Regional do Baixo Amazonas reaproveita mais de cinco milhões de litros de água

Projeto, lançado em 2018, reutiliza água das máquinas de hemodiálise para o enxágue dos instrumentos no Centro de Materiais Esterilizados da unidade

A água é recurso natural precioso e, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, é usada com consciência e de forma sustentável. Em quatro anos, a unidade, que pertence ao governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, já reaproveitou mais de cinco milhões de litros do líquido, que é essencial para a vida e para a higiene.

A economia foi possível por meio de um projeto desenvolvido pelo Comitê de Sustentabilidade da unidade, que consiste no reaproveitamento da água utilizada nas máquinas de hemodiálise, que antes era descartada após o uso.

“Com o auxílio de uma bomba, a água da hemodiálise é canalizada para um reservatório que fica em cima do Centro de Materiais Esterilizados (CME). Lá, ela é utilizada nas máquinas de autoclave e termodesinfectoras, para o enxague de materiais. Por dia, temos uma média de três mil litros reaproveitados”, explica o supervisor de manutenção do HRBA, Mateus Rodrigues.

Ao todo, já foram 5 milhões e 328 mil litros reaproveitados com o projeto, desde março de 2018. Na estrutura, a água passa por um processo chamado de osmose reversa, que promove sua desmineralização, fazendo com que fique própria para o processo de limpeza e esterilização.

“Essa água se mantém pura porque não entra em contato com o paciente em momento nenhum. Outro benefício é que utilizando a osmose reversa, nós conseguimos um nível de pureza da água que evita a corrosão dos materiais, aumentando sua vida útil, além de reaproveitar um recurso que antes era descartado”, destaca a coordenadora do CME, Mirelli Nobre.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos pilares da gestão e integra os valores institucionais da Pró-Saúde, gestora do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Além do reaproveitamento de água, a unidade realiza uma série de ações para redução dos impactos ao meio ambiente, como: manejo correto e reciclagem dos resíduos sólidos de serviço; criação de horta com transformação de resíduos orgânicos em adubo; utilização de alimentos sem agrotóxico, entre outras.

Em 2017, o HRBA se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI), tornando-se referência internacional de sustentabilidade.

“Para cuidar de pessoas, precisamos também ter o cuidado com a natureza, com o meio ambiente, sobretudo por estarmos no meio da Amazônia. O uso racional dos recursos e a criatividade para achar alternativas são marcas da nossa gestão. Acreditamos que isso faz com que nossos colaboradores também internalizem essa cultura da sustentabilidade”, afirma o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

Referência em atendimentos de média e alta complexidades para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região do Baixo Amazonas, Oeste do Pará e Xingu, o HRBA presta atendimento 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está entre os melhores do país e possui reconhecimento nacional pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde