Regional do Baixo Amazonas realiza programação em alusão à Semana do Meio Ambiente

Entre as ações está a inauguração do Espaço Arte e Lazer, com acomodações feitas a partir de materiais reciclados

Localizado em Santarém, no interior da Amazônia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é referência não somente na qualidade dos serviços prestados, mas também em sustentabilidade, um dos valores da Pró-Saúde, gestora da unidade.

Na última terça-feira (7/6), o hospital, que pertence ao Governo do Estado do Pará, deu início a uma programação em alusão à Semana do Meio Ambiente, tendo como foco principal a conscientização e informação para colaboradores e usuários acerca do reaproveitamento de resíduos.

A partir do conceito de sustentabilidade, a área localizada no Bosque das Seringueiras, utilizado para descanso e meditação de usuários e colaboradores, foi inaugurada como um ambiente de convivência, que recebeu o nome de Espaço Arte e Lazer, com direito a acomodações feitas de materiais reciclados, como ferros e pneus. Esses elementos, que levariam muitos anos para se decompor na natureza, agora fazem parte da estrutura do local.

Hebert Moreschi, diretor Hospitalar da unidade, comenta que ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente fazem parte dos valores do HRBA. “Fizemos o reaproveitamento de material reciclado, respeitando o meio ambiente. Criamos este espaço que vai ser muito bem utilizado por todos nós, ou seja, usuários, pacientes, acompanhantes e profissionais ”, destaca.

Ádrea Moreira, gerente de hotelaria e membro do Comitê de Sustentabilidade da unidade, destacou a origem e a finalidade do Espaço Arte e Lazer. “Nós verificamos constantemente em nosso hospital todas as oportunidades de melhorias relacionadas à sustentabilidade, aproveitamento de materiais e resíduos hospitalares. Buscamos o material que demora de 300 a 600 anos para se decompor e, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Santarém, utilizamos 123 pneus para fazer os bancos e as mesas”.

Além de contar com jogos de tabuleiro, a programação também teve a exposição de materiais criados por meio do Projeto Caracol, que reaproveita itens utilizados no hospital e os transforma em blocos de anotações, porta objetos, lixeiras, jogos pedagógicos e muito mais, sendo utilizados em ações internas e pelos próprios colaboradores.

De acordo com Daniele Araújo, presidente do Comitê de Sustentabilidade do HRBA, a ação reflete positivamente no bem-estar de funcionários e usuários do local. “A sustentabilidade está inserida no planejamento estratégico da Pró-Saúde, e o HRBA coloca em prática suas ações com excelência. Essa é a nossa missão, cuidar das pessoas, sempre prezando pela humanização e cumprindo com nossa responsabilidade social e ambiental”, ressalta.

Para finalizar a programação, nesta quarta-feira (8/6), haverá a distribuição de 200 mudas de plantas ornamentais para colaboradores e usuários, em compensação ao uso de papel.

O HRBA e a Sustentabilidade

O Hospital Regional do Baixo Amazonas possui a sustentabilidade como um de seus principais pilares, tendo colhido muitos frutos positivos desde 2008, ano em que a Pró-Saúde iniciou a gestão da unidade.

Em média, são reaproveitados 10 toneladas de resíduos por mês, entre materiais orgânicos (restos de alimentos) e recicláveis. A unidade também conta com o serviço de recolhimento de resíduos por meio de cooperativa de reciclagem local.

Outra iniciativa de destaque é a horta orgânica, com cebolinha, cheiro verde, quiabo, banana, mandioca, abóbora e outras ervas, que além de contribuir com o meio ambiente, proporciona uma refeição mais saudável.

Hospitais que Curam o Planeta

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, é a única unidade de saúde do Norte do Brasil a integrar a edição 2020 do Relatório “Hospitais que Curam o Planeta”, promovido pela organização não governamental internacional Salud Sin Daño (Saúde Sem Dano).

A publicação, que ocorre anualmente, mostra os resultados de minimização dos impactos ambientais conquistados por membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis da América Latina, da qual o HRBA faz parte.

Este mesmo case do HRBA, em novembro de 2019, foi o responsável pela conquista do título “Amigo do Meio Ambiente”, por meio do projeto Hospitais Saudáveis, que é o ponto focal no Brasil da organização internacional Salud Sin Daño.

Na edição nacional, a iniciativa concorreu com 146 projetos de dez Estados brasileiros e o reconhecimento posicionou o hospital paraense como referência em sustentabilidade no país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde