Regional do Baixo Amazonas promove atividades com pipa, pintura e balões com crianças internadas

A ação faz parte das comemorações ao Dia da Infância (24)

Na semana em que é celebrado o “Dia da Infância” (24/8), celebrado nesta quarta-feira (24), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), proporcionou um dia especial para as crianças internadas na clínica pediátrica da unidade, com atividade de empinar pipa, distribuição de balões com formas divertidas, além de kits de pintura.

A ação faz parte da 1ª Semana Pró-Infância, da Pró-Saúde junto, gestora da unidade, e tem como objetivo dar visibilidade às ações institucionais relacionadas ao tema da primeira infância, sua importância na garantia dos direitos e da proteção integral das crianças. A programação começou no último dia 22 e termina nesta quinta-feira (25).

Em Santarém, o paciente Júlio César Azevedo Florêncio, de sete anos, teve a oportunidade de empinar pipa com o seu tema favorito: o Flamengo, seu time do coração. Desde os três anos, ele faz acompanhamento periodicamente no HRBA, unidade do Governo do Estado.

A mãe de Júlio, Maytê Francisca Sousa de Azevedo, de 38 anos, aprovou a atividade. “Eu acredito que é muito bom, porque ele vai poder lembrar que aqui no hospital não é lugar só de fazer tratamento, aqui eles podem trazer alegria para a criança, pra que ela não se sinta doente, encontre uma felicidade, um momento de brincadeira e lazer”.

Lia Mara Couto, enfermeira e coordenadora do serviço da clínica pediátrica, ressaltou que para que a atividade ao ar livre do paciente fosse possível, houve uma série de avaliações e protocolos por parte da equipe médica do Regional do Baixo Amazonas.

“O médico pediatra realiza a avaliação clínica para decidir se a criança possui condições clínicas para realizar a ação ao ar livre, fora da enfermaria. Os que não puderam participar receberam uma atividade divertida com a equipe multiprofissional na própria enfermaria”, explicou a profissional.

Nos leitos, as crianças receberam balões em formatos de cachorro, além de revistas de colorir, com lápis de cera, tudo entregue com muito carinho pela equipe de assistencial e de terapeutas ocupacionais.

As atividades propostas foram possíveis por meio de parceria entre os setores de Enfermagem, Humanização, Terapia Ocupacional e diretoria Assistencial, que procuram propor ações aos pacientes de acordo com o plano terapêutico, de maneira que possam ser realizadas por todos, mesmo que de formas diferentes, de acordo com as limitações de cada criança internada.

“Procuramos desenvolver projetos terapêuticos que cientificamente tem um impacto no tratamento clínico do paciente. Otimizamos as atividades fora desse habitat normal da criança, para que auxilie também no tratamento, com a diminuição do seu estresse que tende a ser alto quando está condicionada a um leito. Então toda a equipe multiprofissional se envolve nas atividades realizadas, tornando esse ambiente o mais próximo possível do que ele vive na casa dele, junto dos seus familiares”, completou a enfermeira.

Camila Barral, diretora Assistencial do Hospital Regional do Baixo Amazonas, destacou ainda que a unidade propõe atividades às crianças internadas buscando aliar o seu bem-estar com as brincadeiras que fazem parte da infância de cada uma.

“Todas as atividades propostas às nossas crianças são realizadas para incentivar a sua imaginação de forma lúdica, priorizando a segurança e individualidade de cada paciente. Esse cuidado faz parte dos pilares de humanização que regem as nossas atividades no Regional de Santarém”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde