Regional de Marabá promove palestras sobre saúde mental

Ações marcam o Dia do psicólogo, celebrado neste sábado (27)

Para celebrar o Dia do Psicólogo (27/8), o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou ao longo da última semana, palestras educativas para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Finalizada nesta sexta-feira (26), a iniciativa da unidade que pertence ao Governo do Pará, integra o projeto “Espera Humanizada”, que por meio da equipe multidisciplinar, dissemina informações sobre assuntos relacionados à saúde e bem-estar, para usuários e colaboradores.

Carolina Costa, psicóloga do HRSP, explica que durante as palestras foram disseminadas informações que ajudam na prevenção das doenças mentais, que Organização Mundial da Saúde (OMS), afetam cerca de 23 milhões de brasileiros. “Reforçamos práticas que contribuem para a saúde mental, como ter uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação saudável, praticar o amor próprio, e em especial, investir na qualidade dos relacionamentos pessoais”, explicou a psicóloga.

A profissional ainda ressaltou que a iniciativa também combateu o estigma e o preconceito regularmente associados às doenças mentais, estimulando a população a procurar ajuda e tratamento com especialistas.

Claudio Silva, que foi até a unidade visitar um familiar internado, destacou que, com a chegada da pandemia, muitas pessoas desenvolveram problemas mentais, e que palestras como essa contribuem para alertar sobre os cuidados com a mente.

“Os psicólogos desempenham um papel fundamental em nossa sociedade, eles são bons ouvintes e nos acolhem nos momentos em que mais precisamos, ajudando a compreender melhor a vida”, relatou.

Ana Thais, psicóloga do Regional de Marabá, reforça que regularmente a instituição utiliza a psicologia como aliada na recuperação dos pacientes, oferecendo acolhimento e amparo afetivo para os enfermos e seus familiares.

“Promovemos diariamente o acolhimento beira, oferecemos apoio no processo de cuidados paliativos, auxílio na adesão de tratamentos e na preparação psicológica para cirurgias e alta hospitalar, além de oferecer suporte emocional, com escutas promovidas aos nossos usuários”, destacou Thais.

O Regional do Sudeste do Pará, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Pró-Saúde, realizou de janeiro a agosto de 2022, mais de 40 mil atendimentos psicológicos. A instituição é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região de Marabá, prestando atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde