Regional da Transamazônica contribui para a formação de novos médicos na região do Xingu

Neste mês, 53 alunos se formam após um ano e meio de internato na unidade, que é referência em alta complexidade no interior paraense

Na região do Xingu, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) desempenha um importante papel na formação de novos profissionais de saúde, recebendo acadêmicos de medicina para realização de internato, etapa final do curso que tem como foco a vivência prática da profissão, com supervisão.

Neste mês de outubro, a unidade celebra a graduação de 53 alunos da primeira turma de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Altamira, que atuaram por 18 meses junto à equipe médica e multiprofissional do HRPT, passando por diversas áreas, como enfermarias e ambulatórios.

O momento é importante, já que a formação de novos médicos fora dos grandes centros urbanos é essencial para levar atendimento especializado para perto da população.

Allen Iverson, de Altamira, é um dos acadêmicos que está finalizando o internato no Hospital Regional. Para ele, criar vínculo com a comunidade foi um fator determinante para decidir atuar e permanecer na cidade.

“Sou filho do Xingu e pretendo me qualificar em Emergência, uma das especialidades mais belas e desafiadoras. É essencial um profissional capacitado para lidar com o paciente grave e prestar assistência de qualidade”, declara o futuro médico.

Atendendo a uma população estimada em 500 mil pessoas, o Hospital Regional Público da Transamazônica, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, possui convênio com a UFPA desde 2018, permitindo que os acadêmicos realizem internato na unidade. Trata-se de um item obrigatório e que faz parte da grade curricular do curso de medicina.

Edson Primo, diretor hospitalar do HRPT, destaca que durante a passagem pela unidade, os acadêmicos puderam atuar em contato com toda a estrutura hospitalar, entre equipamentos e profissionais, tendo acesso à uma vivência prática e realista da profissão.

“Sem dúvidas, esses novos profissionais vão somar nos atendimentos da região. Durante o período de internato receberam capacitação técnica com nossos médicos, em uma unidade que é referência, e desempenharam a importante função de prestar assistência humanizada e de qualidade aos nossos pacientes”, explica o gestor.

Contando atualmente com o trabalho de 60 médicos em mais de 20 especialidades, o Hospital Regional Público da Transamazônica é referência no serviço de assistência médica de alta complexidade na região do Xingu, que abrange os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A unidade possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Novas turmas

No final do mês de agosto, o HRPT recebeu 22 novos estudantes do 7º período do curso de medicina para iniciarem o internato. Além deles, outras duas turmas, do 8º e 9º período, também já realizam a atividade no hospital. No total, somando os formandos, são 135 acadêmicos atuando na unidade, alternadamente, de segunda a sexta, nos turnos de manhã e tarde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde