Regional da Transamazônica celebra Outubro Rosa com palestra educativa para a comunidade

Em ação externa, unidade levou informação para servidoras e mães de alunos da rede municipal

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), realizou, nesta quinta-feira (27), uma palestra a respeito do tema na EMEI Profª Maria Carmelia Furtado da Rocha, localizada no bairro Bela Vista, em Altamira.

O Regional da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, foi convidada pela escola para falar sobre o tema. A palestra faz parte do projeto “HRPT nas Escolas”, que oferece esclarecimentos sobre temas ligados à área da saúde para alunos, responsáveis e servidores das unidades de ensino.

De acordo com Shayne Pinheiro, palestrante e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRPT, o intuito da palestra foi reforçar a importância do rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

“O câncer ainda é um tabu e estar aqui, palestrando, levando informação, é muito importante para a comunidade. Educar a população a buscar um diagnóstico e ensinar a identificar sintomas e realizar o autoexame são alguns dos pontos da palestra. Elas ficaram bem envolvidas e participaram fazendo perguntas e tirando dúvidas”, explica Shayne.

Para Adriana Rocha, diretora escolar, a palestra atendeu as expectativas e foi imprescindível para sanar as dúvidas das participantes. “Para nós, foi um prazer receber a equipe do HRPT para palestrar sobre essa campanha que é tão importante para nós, mulheres. As mães e colaboradoras adoraram e já pediram para que a enfermeira venha palestrar sobre outros temas”, afirma a docente.

Nesta edição, cerca de 23 mulheres participaram da palestra. Dessas, três possuíam mais de 50 anos e receberam encaminhamento para realizar o agendamento da mamografia no Regional da Transamazônica.

Durante todo o mês de outubro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou atividades intensas de educação em saúde dentro da unidade, com orientações e distribuição de material educativo para as colaboradoras da unidade.

O HRPT é reconhecido nacionalmente como um dos melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde