Psicologia do HEAN realiza palestras sobre relação paciente-equipe

A experiência da hospitalização é um momento delicado e marcante na vida de qualquer pessoa que necessite de cuidados médicos. Considerando isso, a equipe de Psicologia do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), ministrou três palestras sobre “Os aspectos emocionais da relação Paciente-Equipe”. O objetivo foi discutir as dimensões psíquicas e sociais do processo de adoecimento e despertar a reflexão dos profissionais que lidam com estes pacientes.

As palestras fizeram uma contextualização de toda a situação que um usuário passa dentro de um ambiente hospitalar, considerando sua subjetividade, desejos, expectativas e medo. Assim, houve o estímulo para que que a equipe assistencial, e demais colaboradores que lidam diretamente com os pacientes, se vissem na situação dos próprios internos.

A psicóloga Lídia Maria Farias destacou que a compreensão dos fatores de cada paciente no processo de adoecimento é extremamente importante para despertar na equipe um olhar também humano, além do profissional. “A proposta da atividade foi realizar uma reflexão junto aos colaboradores, uma vez que atuar na área hospitalar exige desses profissionais o reconhecimento de que o cuidado prestado está direcionado a pacientes que se encontram vulneráveis emocionalmente”, afirmou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde