PS Engenho Novo fez mais de 170 mil atendimentos em 2015

Otimização no fluxo de atendimento está entre as melhorias; índice de satisfação do usuário, no período, foi de 91%

A quantidade de atendimentos realizada em 2015 no Pronto Socorro (PS) Engenho Novo, em Barueri, reforça a importância que a unidade possui para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que residem na região atendida pelo PS.

O balanço anual mostra que, em 2015, o PS Engenho Novo realizou um total de 171.105 atendimentos — média de 14.258 por mês. Já o número de exames foi de 118.157 no total.

“Trata-se de uma unidade bastante importante aqui para esta região da cidade. Além de atender pacientes nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral, o PS Engenho Novo tem o diferencial que é o atendimento odontológico de urgência 24 horas por dia”, destacou Humberto Caetano, diretor operacional da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que faz a gestão do pronto socorro, mantido pela Prefeitura de Barueri.

Em 2015, os 194 colaboradores passaram por 156 treinamentos dedicados ao aperfeiçoamento das funções de atendimento ao público. “Esse conjunto de ações, que é permanente aqui na unidade, alcançou 91% de índice de satisfação do usuário”, observa o diretor do PS, Vagner Verussi.

 

Atendimento mais rápido

Entre as ações realizadas em 2015, a implantação de um novo fluxo agilizou o atendimento do paciente que chega ao PS Engenho Novo. Com isso, a unidade consegue classificar o risco de cada usuário em, no máximo, 15 minutos. “A classificação de risco, feita pela equipe de enfermagem, é a principal etapa do atendimento porque ela define o grau de prioridade de cada paciente”, explica Verussi.

Pacientes que precisam de atendimento imediato têm acesso à unidade por uma entrada reservada. Nos demais casos, foi possível distribuir melhor os espaços onde os usuários aguardam para serem atendidos. O novo fluxo também permitiu uma maior interação do usuário com o médico. “Os pacientes são chamados pelo próprio médico, que vai até a porta do consultório para recebê-los. São detalhes importantes que permitem humanizar o atendimento e criar uma relação de confiabilidade entre o usuário e o médico”, afirma o diretor da unidade.

Além da criação do novo fluxo de atendimento, em 2015 também foram implantadas outras melhorias no PS Engenho Novo. Confira:

• Capacitação da equipe de enfermagem para atendimento de urgência e emergência em suporte avançado de vida cardiovascular;

• Implantação de marcação biométrica do ponto dos colaboradores;

• Elaboração de cronograma de limpeza terminal, em cumprimento às normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

• Manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos da unidade e também dos elevadores;

• Capacitação dos colaboradores do setor de Higiene e Limpeza;

• Contratação de profissional com capacitação em qualidade e segurança do paciente;

• Contratação de profissional com capacitação em serviço de controle de infecção hospitalar;

• Parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para a contratação de jovens aprendizes, que integram a equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário;

• Padronização da integração institucional com a apresentação de toda a unidade, incluindo normas, rotinas e demais diretrizes estabelecidas para o Pronto Socorro junto aos novos colaboradores;

• Implantação da política de sigilo e responsabilidade de uso dos recursos de tecnologia de informação;

• Implantação de sistema de segurança interna no acesso à internet;

• Realização da Brigada de Incêndio, atendendo às normas estabelecidas pela portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo;

• Instalação de ar-condicionado no Centro Médico e no isolamento da observação;

• Instalação de sistema de exaustão na câmara escura do RX.

 

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