Pronto Socorro do Engenho Novo promove semana de segurança do paciente

A segurança do paciente está diretamente ligada às práticas que visam reduzir — ou eliminar — os riscos durante a assistência à saúde e que podem prejudicar a pessoa durante o atendimento. Trata-se de uma das mais importantes ações que ocorrem em um ambiente de saúde.

Essas práticas foram o tema da Semana de Segurança do Paciente, realizada no Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP). Entre os dias 27/11 e 1/12, colaboradores da Unidade assistiram a uma série de palestras aplicadas pela equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da Pró-Saúde, entidade que faz a gestão do Pronto-Socorro.

O médico Fernando Paragó e as consultoras Luciane Falchi e Nilsa Yamanaka falaram sobre a cultura da segurança, organizações de alta confiabilidade e gerenciamento de riscos. Também apresentaram experiências bem-sucedidas de segurança do paciente em outras Unidades administradas pela Pró-Saúde.

O objetivo da Semana foi sensibilizar os colaboradores do Pronto-Socorro. “Foram praticamente sete horas de palestras sobre um dos assuntos mais importantes para nós que atuamos no atendimento à saúde. A segurança do paciente envolve práticas que precisam ser reforçadas continuamente”, afirmou o diretor geral do Pronto-Socorro, Vagner Verussi.

As palestras foram gravadas e serão replicadas para todos os 177 colaboradores que trabalham no Pronto-Socorro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde