Projetos levam entretenimento e emoção a pacientes do Hospital Galileu

Desde que foi inaugurado em 2014, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), investe em projetos de humanização para garantir atendimento de qualidade aos seus usuários. Segundo o diretor geral da unidade, Saulo Mengarda, para desenvolver ações que, de fato, façam diferença no estado físico e emocional do usuário, é preciso se colocar no lugar dele.

Foi assim que surgiu o projeto Visita Estendida, que promove encontros especiais para pacientes que, por impedimento clínico ou motivo de segurança, não mantêm contato frequente com familiares e amigos.

Primeiro a ser beneficiado com o projeto, seu Arilson Martins comenta sobre a experiência. “Sem dúvida, foi um momento inesquecível que o Galileu me proporcionou. O tempo que estive em tratamento foi um período difícil, mas amenizado com tanto carinho, atenção e respeito que recebi de toda equipe do hospital”, elogiou.

 

Visita Amiga

Assim como a Visita Estendida, o projeto Visita Amiga oferece aos usuários momentos de descontração. Porém, dessa vez os visitantes são os próprios colaboradores da unidade que, uma vez por semana, passam nas enfermarias para bater papo com os pacientes, que compartilham seus sonhos e histórias de vida com a equipe. Um gesto simples com grande impacto na recuperação do paciente e, consequentemente, no tempo e custo da internação hospitalar.

Em tratamento no HPEG há duas semanas, José de Ribamar Soares disse que as visitas levam esperança aos pacientes. “Nos sentimos acolhidos aqui. Eles chegam e nos trazem esperança, nos fazem sorrir e, com carinho, ajudam na nossa recuperação”, contou.

 

Cinema

Outro projeto que contribui para o bem-estar dos usuários e a redução do isolamento decorrente da internação é o Cine Galileu, que acontece a cada 15 dias no auditório da unidade, com a exibição de filmes para pacientes, acompanhantes e visitantes, com direito a pipoca e suco.

Para alguns, o contato com a sétima arte é tão bom que, naquele momento, é possível esquecer a doença e até o local onde se encontram. “Aqui eu pude ter essa experiência tão boa, que ajudou a passar o tempo e me fez sentir como se não estivesse em um ambiente hospitalar. Essa terapia ajuda a melhorar nosso tratamento, além de trazer ânimo e cultura”, disse Alanilson de Oliveira.

Pacientes impossibilitados de sair do leito também têm direito ao entretenimento a partir do Cine Galileu nas Enfermarias. Ao transformar os quartos em cinema, o Hospital Galileu realizou um sonho de Pâmela da Silva. “Sempre tive vontade de ir ao cinema, mas nunca havia tido a chance. Para minha surpresa, vivi esse momento internada em um hospital. Foi um sonho que se tornou real graças ao Galileu, ” relembrou a paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde