Projeto Zika é encerrado no HMAR

Nos dias 22 e 23/08, foi realizado, no auditório do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR), em Maceió (AL), o encerramento do Projeto Zika, que contou com a participação da parceira DiRad.

O Projeto Zika é um projeto do InCer – Instituto do Cérebro do RS (PUC-RS), que foi desenvolvido em parceria com diversos médicos e instituições de saúde alagoanas para avaliação de crianças portadoras de microcefalia notificadas em Alagoas, cuja principal hipótese diagnóstica é a infecção congênita pelo Zika vírus.

Foram utilizadas técnicas avançadas de ressonância magnética, videopolissonografia e espectroscopia infravermelha para descrever de forma aprofundada as lesões detectadas e sua relação com a função neural, contribuindo para uma melhor elucidação da patogênese da doença e para a determinação de fatores de risco/marcadores precoces de prognóstico neurológico.

O projeto é um marco para o Nordeste e para Alagoas por propiciar a oportunidade de desenvolvimento de pesquisa deste nível, utilizando recursos humanos, tecnológicos e estruturais do Estado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), reconhecida como uma das melhores universidades nacional e internacionalmente.

O Dr. Jaderson Costa da Costa e a Dra. Magda Lahorgue Nunes (PUC-RS) estiveram no HMAR para participarem deste momento importante para o universo acadêmico.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde