Projeto Sala de Espera do IEC leva tranquilidade para familiares de pacientes

Maria Luzia de Castro Real tem 68 anos e foi submetida à cirurgia para tratamento de um meningioma parassagital, um tumor benigno localizado no cérebro, no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC). Sua família – o marido, a irmã, o cunhado e uma sobrinha – teve uma grande surpresa quando foi recebida pela equipe multiprofissional da unidade enquanto aguardavam o fim do procedimento.

O programa Sala de Espera reúne um grupo formado por psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e odontóloga, e promove toda semana um atendimento voltado a familiares e visitantes dos internos do IEC, com o objetivo de amenizar a ansiedade gerada pela situação em si, e também de orientar quanto às condutas corretas dentro de um ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cada profissional explica o trabalho que executa no paciente, além de ensinar o comportamento correto dos visitantes.

“O gatilho para o projeto veio depois que o marido de uma interna lhe deu água porque ela estava com sede, e não sabia que ela não podia ingerir o líquido. O resultado foi uma broncoaspiração e seu quadro piorou. E, aliado a isso, notamos toda a apreensão que os familiares sofrem nessa situação, e toda essa atenção ajuda a tranquilizá-los”, informou a coordenadora do projeto e da Psicologia do IEC, Rosane Vasco.

“Nós chegamos hoje para aguardar o fim da cirurgia e uma pessoa nos disse que a psicóloga ia ter uma conversa conosco. Minhas pernas ficaram bambas, já pensei que seria uma má notícia porque nunca vi essa recepção em hospital nenhum. Essa equipe é maravilhosa”, comentou a irmã da paciente, Nilce Vidal. O marido de Maria Luzia, Mauro Real, disse que chegou à unidade apreensivo mas viu que sua esposa estava em boas mãos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde