Projeto do HRPT leva atenção e apoio aos colaboradores

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), criou o projeto “Visita Domiciliar” para dar assistência ao colaborador afastado por auxílio doença e/ou acidentário. A ação consiste em uma visita do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição para analisar a situação de saúde do profissional.

A visita inicialmente é realizada pela enfermeira do trabalho que checa todas as demandas, encaminha para atendimento ou aciona a equipe multiprofissional da unidade composta por psicólogo, assistente social e médico do trabalho, para levar ao enfermo orientações, atenção e acolhimento humanizado.

Durante a visita, caso seja identificada demanda de avaliação ou acompanhamento complementar, o colaborador é encaminhado para consultas com especialistas, exames, acompanhamento com profissionais de saúde, disponibilizado pela rede de atendimento primário e/ou da instituição. Além disso, na ocasião, também será verificado o uso da medicação prescrita e o tratamento ao qual o colaborador está sendo submetido. Essa visa garantir o bem-estar e pronto restabelecimento desse profissional.

Para a gerente de Recursos Humanos, Lívia Viana, o projeto pretende acolher o colaborador, acompanhando sua situação social, bem como seu estado de saúde de maneira geral. “A intenção é assistir esse colaborador sistematicamente, ou seja, orientando quanto ao uso da rede primária de atendimento, o encaminhamento para atendimentos médicos complementares por especialidade, além de dar uma atenção maior à sua saúde, sobretudo mantendo seu vínculo com a instituição e reduzindo assim seu tempo de afastamento. Afinal, ninguém gosta de ficar doente, se sentir sozinho e sem apoio”, esclareceu.