Projeto “Crescer” do Hospital Yutaka Takeda recebe 480 mudas de árvores

A família de cada bebê que nascer no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), vai receber uma muda de árvore da unidade de saúde. A iniciativa faz parte do projeto “Crescer”, idealizado em 2017, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente. O hospital já recebeu 480 mudas do viveiro da mineradora Vale, que serão ofertadas ao longo do ano.

“Era para ser somente uma ação de incentivo ao cuidado com o meio ambiente, mas deu tão certo, e os usuários que ganharam saíram tão satisfeitos, que decidimos abraçar a causa, estimulando as futuras gerações a preservarem o meio em que vivem”, explica a integrante da Comissão de Humanização, Joice Maliuk. 

Contente ao receber a muda do seu neto, a dona de casa Diomar Mendes se identificou imediatamente com o projeto, porque gosta muito de plantar. “Eu gostei muito, já tenho até uma chácara para realizar o plantio do ingá. Esse já é meu sétimo neto, e assim como os outros, também vou ensiná-lo a plantar”, sorriu Diomar.

Quem também não consegue esconder a sua alegria e satisfação é o jardineiro do HYT, Antônio Berredo. Ele auxilia nas escolhas das mudas e cuida delas até o momento de serem entregues. “Eu abraço esse projeto de coração. Ele mostra sustentabilidade e educa as pessoas a preservarem o meio ambiente, para que o nosso planeta seja reflorestado e não destruído”, destaca Antônio.

O analista de meio ambiente da Vale, Luiz Batista, parabenizou a seriedade do “Crescer” em estimular o cuidado ambiental. “Apoiamos o projeto devido ser uma ação de incentivo e prática consciente ao meio ambiente”, comenta Luiz.

O diretor-geral do HYT, Flávio Marconsini, fala sobre a importância do projeto, que em 2017 beneficiou 234 famílias. “Temos como um de nossos princípios institucionais a responsabilidade ambiental e esse projeto é uma grande oportunidade de disseminar para os usuários sobre importância do cuidado com meio ambiente, além de nossos colaboradores. Por isso ficamos contentes com o apoio da Vale novamente em 2018, e esperamos continuar com essa bela iniciativa por muitos e muitos anos”, afirma Marconsini.

Ao longo do ano, a unidade ainda promove campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia. Também já realizou a troca de copos descartáveis por canecas para uso dos colaboradores da unidade. Além disso, a instituição não faz uso de mercúrio e todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem. 

A unidade possui serviço de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, entre outros. Mais informações podem ser vistas no site yutakatakeda.com.br. Para realizar agendamento com especialistas, é necessário ligar para o telefone: (94) 3352-4600, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 31 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 20 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 21 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos.

Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde