Programas de Residência da Pró-Saúde contribuem para a capacitação de centenas de profissionais na região Amazônica

Os projetos dos hospitais Metropolitano, em Ananindeua, e Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, ambos no estado do Pará, já formaram médicos em diversas especialidades

Em celebração realizada na noite desta quarta-feira (4/3), os hospitais Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém (PA), e Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), de Ananindeua (PA), formaram 21 novos médicos por meio de seus programas de residência, e 13 profissionais da Residência Multiprofissional. A 1ª Cerimônia Integrada de Conclusão dos Programas de Residência em Saúde do Estado do Pará foi organizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará e aconteceu simultaneamente na capital e em Santarém.

Na cerimônia realizada em Belém, que contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e do Secretário Estadual de Saúde, Alberto Beltrame, todos as autoridades presentes saudaram os diretores Hospitalares de unidades participantes e parabenizaram os residentes. Tanto o HRBA, quanto o HMUE, são gerenciados pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos e com grande expertise na gestão de unidades em locais remotos.

Desde 2012, quando os programas de residência médica e multiprofissional foram implantados nos dois hospitais, 231 médicos e profissionais da área da saúde se formaram nas duas unidades hospitalares. A relevância dos programas vem sendo atestada pela taxa de permanência, especialmente de médicos, em regiões distantes dos grandes centros urbanos do Brasil. Mais de 42% dos médicos que fizeram residência no HRBA permaneceram atuando na região de Santarém.

“O impacto social deste resultado é notável. Estamos qualificando profissionais no interior do país e levando uma assistência de qualidade, altamente especializada, a locais remotos. Com isso, conseguimos ainda dar visibilidade e relevância para o hospital, que se tornou uma ilha de excelência, fechando parcerias com organizações de credibilidade e sediando eventos internacionais”, destacou Miguel Paulo Duarte Neto, diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde.

Alta especialidade

O Regional de Santarém é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade presta serviço referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado, sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. Também é um importante polo de ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. A unidade já formou, desde 2012, 83 médicos e 88 multiprofissionais em parceria com a Universidade Estadual do Pará (Uepa).

O coordenador de Residência Médica do HRBA, Alberto Tolentino, ressaltou a importância da implantação de um programa de residência fora da capital do Estado. “Somos uma região que tem carência de médicos recém-formados. O principal papel da Residência Médica no Oeste do Pará é a fixação desses profissionais especialistas aqui mesmo na região. Isso faz com que tenhamos um atendimento de qualidade, permitindo acesso a diversas especialidades à população”, afirmou.

Já o HMUE, referência no atendimento de médias e altas complexidades em traumas e queimados para a região norte, formou em seu programa ao longo de sete anos, 60 profissionais. “Os residentes médicos e multiprofissionais representam a mão de obra qualificada que atenderá os pacientes após sua formação nos serviços de saúde. Por isso, é essencial que estes profissionais sejam valorizados e reconhecidos pelo esforço e compromisso desempenhado ao longo deste período de aprendizado. Parabenizo o hospital e os residentes pela meta alcançada e agradeço a Secretaria de Saúde por abrir este espaço de comemoração e agradecimento aos formandos”, declarou Itamar Monteiro, diretor Hospitalar do HMUE.

Fortalecimento da saúde em regiões remotas

Seguir a jornada profissional no interior do Brasil é o desejo de Camila Rolim, recém-especializada em pediatria. Após dois anos de residência no HRBA, a pediatra de 30 anos, natural de João Pessoa (PB), decidiu seguir atuando na unidade. “Minha ideia é ficar atuando em Santarém. Tenho meu próprio consultório em parceria com um amigo que já atua no HRBA. É um sonho trabalhar na instituição, pois é uma unidade de referência, que proporcionou durante a residência a prática efetiva em Saúde. Atuar no HRBA fez toda a diferença na minha formação, inclusive, hoje me sinto muito mais segura, e posso pegar plantão médico em qualquer lugar”, ressaltou Camila.

Flávia Medeiros, especializada pela Residência Multiprofissional do HMUE, também viajou para se especializar no Pará. Formada no Piauí, a enfermeira considera que sua trajetória de dois anos no HMUE foi enriquecedora. “Escolhi enfermagem pois sempre foi um desejo meu cuidar de pessoas. O Metropolitano foi minha escolha pela referência. Nos dois anos de residência, eu desenvolvi pesquisas com pacientes, que foram a base para meu trabalho de conclusão da residência. Pude crescer muito, não só como profissional, mas também como pessoa”, concluiu a enfermeira.

A Pró-Saúde está presente em 24 cidades de 12 estados brasileiros. Juntos, os dez hospitais públicos e privados, gerenciados pela entidade no Pará, realizaram em 2019 mais de 3,3 milhões de atendimentos de saúde. O número engloba desde consultas e exames de diagnóstico, até quimioterapias e transplantes, realizados de janeiro a dezembro. Além do número expressivo de atendimentos realizados, as unidades alcançaram também um alto índice de aprovação dos usuários, que no ano passado foi de, em média, 96,8%. As práticas assistenciais de excelência e a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes e clientes foi atestada com a obtenção de prêmios e certificações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde