Profissionais dos Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro passam por capacitação em técnicas de treinamento

Para aprimorar o conhecimento prático e teórico em repassar conteúdos, os líderes de processos dos Hospitais Yutaka Takeda, em Parauapebas, e 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no sudeste do Pará, passaram por treinamento para desenvolver as competências necessárias para ministrar bons cursos, treinamentos e palestras.

A capacitação em formação internacional de instrutores, facilitadores e multiplicadores, aconteceu entre os dias 4 e 5/3, e foi conduzida pelo facilitador do Instituto Internacional Japonês de Coaching, Kotaro Tuji. Na ocasião, ele apresentou para as equipes das unidades técnicas que, além de instruir, levam os participantes de treinamentos a raciocinar e refletir.

A capacitação abordou tópicos importantes como, por exemplo, a construção lógica de conteúdo diferenciado, gatilhos mentais, escolha do tema da palestra e estrutura básica para uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tuji ainda destacou para os participantes os principais pilares para se obter melhores resultados como facilitador ou instrutor de treinamentos. “Hoje nós vimos como construir um tema poderoso através do conhecimento do público-alvo, desenvolver um bom objetivo e um tema interessante. Depois, abordamos sobre criatividade, até chegar em uma apresentação eficaz”, explicou.

Satisfeita com os conhecimentos adquiridos no treinamento, a assistente de qualidade HYT, Flávia Santiago, elogiou a ação. “A capacitação foi enriquecedora, me desenvolveu como pessoa e profissional, além disso, consegui enxergar a capacidade que cada pessoa tem de construir seus projetos e objetivos dentro de uma instituição”, declarou.

A coordenadora de administração de pessoal do HCO, Saíle Sales, destacou a parte que mais chamou sua atenção. “Aprender que para obter a atenção do público é necessário descobrir, primeiramente os seus valore. Essa parte foi bastante interessante e agregou muito para mim”, ressaltou.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.
Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde