Processos de gestão são avaliados no Hospital Galileu

Dentre os dias 24 a 27 de outubro, os processos de gestão do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), foram avaliados pela equipe de consultores da sede da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio da ferramenta institucional denominada de RAG – Requisitos de Apoio à Gestão. A avaliação foi feita em todos os setores da unidade, com base na legislação vigente, referências bibliográficas, programas de certificações, bem como boas práticas institucionais da Pró-Saúde.

Esta é a segunda vez que a unidade hospitalar é auditada. Os critérios de avaliação exigidos são com base na Gestão Integrada dentro da unidade. Foram quatro dias de entrevista técnica in loco, em todos os setores do hospital, com apresentação de evidências objetivas dos 4.246 itens avaliados. Ao todo, foram avaliados 44 processos, que envolveram: gestão e liderança; diagnóstico e terapêutica; apoio logístico; apoio técnico e atenção do paciente. Tendo como desempenho global 73%, considerando os três níveis de exigência, 1, 2 e 3 que é de excelência em gestão.

Segundo o médico consultor em Qualidade e Segurança do Paciente da Pró-Saúde e líder da equipe de avaliadores do RAG, Fernando Paragó, o resultado foi muito bom. “A gente pode constatar que o Galileu vem em uma evolução muito bacana. É visível perceber que toda equipe caminha com o mesmo objetivo, que é a gestão com excelência. Um dos pontos fortes avaliados foi disseminação da cultura da Qualidade dentro da instituição. Não é nada imposto, e sim um processo que já faz parte do dia-dia dos colaboradores”, considera o avaliador.

Para o diretor Geral da unidade, Saulo Mengarda, o resultado do segundo RAG foi positivo. “Apresentamos uma grande evolução em relação a auditoria anterior em mais de 30%. Isso é fruto do trabalho diário, com foco na melhoria contínua. Com o resultado da auditoria poderemos trabalhar de uma maneira mais direta nos pontos de melhoria do hospital”, comemora o diretor.

Em maio deste ano, O HPEG foi certificado com pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como ONA1 – Acreditado, que se constitui em um dos maiores títulos da área da saúde no Brasil. O hospital é uma unidade de retaguarda que realiza atendimento médico de baixa e de média complexidades em cardiologia, traumato-ortopedia e clínica médica. Prioriza o atendimento humanizado, prezando pelo bem-estar e segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde