Processos de gestão do Hospital Yutaka Takeda são avaliados

Durante os dias 28 a 30/3, os processos de gestão do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), foram avaliados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio da ferramenta institucional denominada Requisito de Apoio à Gestão (RAG). O diagnóstico visa aprimorar os serviços de saúde desenvolvidos pelo hospital.

De acordo com diretor-geral do hospital, Flávio Marconsini, a unidade tem como objetivo alcançar as certificações de acreditação, e o RAG cria a base para que isso aconteça. “Essa auditoria é fundamental. Ela nos tira da zona de conforto, traz maturidade aos processos e estimula discussões, sempre aprendemos e isso é muito importante para essa área que atuamos”, relatou Flávio.

O RAG tem como objetivo verificar as conformidades dos setores do hospital com relação aos seguintes requisitos: legislação vigente, referências bibliográficas e programas de certificações, bem como boas práticas institucionais da Pró-Saúde. A avaliação foi feita por meio de entrevista técnica in loco em todos os setores do hospital e apresentação de evidências objetivas.

Para a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Natália Rosa, a troca de experiências geradas na auditoria proporciona um grande aprendizado profissional e pessoal, além de engrandecer a instituição. “É sempre bom ter um olhar diferente dos nossos processos para enxergarmos as oportunidades de melhoria e aprimorarmos os serviços prestados”, disse Natália.

O RAG possui três critérios de avaliação, que são diferenciados pelo crescente nível de exigência. No Nível I, a avaliação envolve critérios de estrutura física, cumprimento da legislação, segurança do paciente, evolução da gestão e gerenciamento de risco. No Nível II, almejado pela unidade, a avaliação se baseia na gestão integrada. No Nível III, na excelência em gestão.

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela empresa Vale e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde