Pró-Social Indígena é realizado no Hospital Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor, em Guajará- Mirim (RO), realizou, neste sábado (24/09), a quarta edição do Pró-Social Indígena, uma ação gratuita voltada à população indígena da região.

A unidade, que é administrada pela Pró-Saúde, ofereceu atendimento médico nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia e Cirurgia. Além disso, em parceria com a Casa de Saúde Indígena (Casai) do Estado de Rondônia, foram prestados serviços odontológicos em um trailer, adaptado para. A população indígena também realizou exames laboratoriais e de raio-x.

Saúde e lazer

Além de serviços de saúde, o Pró- Saúde Indígena promoveu diversas palestras com temas, como higiene pessoal e bucal, importância do aleitamento materno e alimentação saudável. A parte cultural contou com apresentações teatrais e brincadeiras para as crianças.

“Este evento tem por objetivo beneficiar a população indígena, a maior do Estado de Rondônia, de 44 aldeias, algumas situadas em locais de difícil acesso e que não contam com atendimento médico. Mas os índios que moram nas cidades também puderam usufruir deste dia especial dedicados a eles”, explicou Geraldo Elvio Fonseca, diretor Geral do Hospital Bom Pastor.

Cerca de 200 índios de 46 aldeias e mais de 30 etnias participaram da ação social , que contou com o trabalho de 60 colaboradores. Entre as aldeias indígenas beneficiadas estavam Sagarana, Lage Velho, Lage Novo, Tanajura, Capoeirinha, Rio Negro Ocaia, Sotério, Baia das Onças, Limoeiro e Ricardo Franco, habitadas pelas etnias Wari, Oro Waram, Oro Nao, Oro Mon e Oro At.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde