Pró-Saúde recebe visita de mestrandos da Colômbia

A entidade apresenta hospitais públicos e seu modelo de gestão para estudantes de mestrado em Administração em Saúde, da Universidad del Valle

A Pró-Saúde recebeu nesta semana cinco mestrandos em Administração em Saúde, da Universidad del Valle, na Colômbia. Além da Sede Administrativa, a visita inclui ainda unidades gerenciadas pela entidade no Rio de Janeiro e Espirito Santo.

De acordo com os próprios visitantes, o objetivo da visita era conhecer uma das maiores instituições filantrópicas do País, com mais de 50 anos de atuação na assistência em saúde.

Na última sexta-feira (20/9), o grupo esteve no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro, onde conheceram a gestão realizada pela entidade e a história da Pró-Saúde. O grupo abordou, junto aos gestores, os principais desafios na administração de um hospital de referência e conheceram os laboratórios de pesquisa e neuropatologia, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), o Centro de Epilepsia e o sistema do Núcleo Interno de Regulação (NIR). A visita ainda possibilitou a compreensão do funcionamento da hemodinâmica e da farmácia clínica da unidade.

Para o estudante John Murillo, os aspectos tecnológicos do IEC foram surpreendentes, mas a cordialidade e atenção dos colaboradores na unidade foram fundamentais para ampliar a sensação de acolhimento durante a visita. “A conexão que sentimos com o hospital também nos ajuda a compreender o aspecto humano do atendimento, fundamental em nossa área”, diz.

Nesta segunda e terça-feira, 23 e 24/9, os estudantes conheceram a sede da Pró-Saúde, em São Paulo. Em contato direto com os gestores da entidade, a experiência proporcionou um conhecimento mais profundo sobre as políticas aplicadas nacionalmente pela entidade, que está presente em 23 cidades de 11 Estados brasileiros.

“A experiência proposta aos mestrandos tem como objetivo fortalecer a própria compreensão de como podemos desenvolver um modelo de gestão capaz de contribuir com a qualidade da assistência, bem como a segurança do paciente e humanização do atendimento”, ressaltou Danilo Oliveira da Silva, diretor Corporativo de Operações da Pró-Saúde.

Na quarta-feira, 25, os mestrandos visitam, no Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade gerenciada pela entidade por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde dezembro de 2015. A unidade é referência para atendimento de trauma na cidade capixaba.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde