Pró-Saúde realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

Todas as Unidades gerenciadas pela Pró-Saúde se uniram para promover a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar, entre os dias 21 e 25 de janeiro. Os profissionais se mostraram engajados com a ação que teve como objetivo apoiar o Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2017, que projeta reduzir pela metade os danos evitáveis associados a medicamentos, em um período de cinco anos.

No primeiro dia, as Unidades assistiram a um vídeo em que Fernando Paragó, diretor Médico Corporativo, comentou sobre a importância da Semana de Farmácia Hospitalar. Letícia Teles, gerente de Atenção Farmacêutica, abordou as Diretrizes da Assistência Farmacêutica.

O evento passará a fazer parte do calendário fixo dos hospitais administrados.

Pará

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, destacou a importância da atuação do farmacêutico na garantia de uma assistência de qualidade, e contou com a participação de estudantes e profissionais multidisciplinares.

Em Canaã dos Carajás, o Hospital 5 de Outubro (HCO) arrecadou medicamentos e realizou as atividades “CineFarma” e “FoneFarma” com perguntas sobre a prescrição.

O Hospital de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, promoveu dinâmicas e a Oficina de Prescrição Segura.

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, foram feitos treinamentos sobre cálculos de dosagem de medicamentos e uso do carrinho de emergência, além de um plantão farmacêutico de 24 horas para análise de prescrição do Pronto Socorro e uma blitz de conhecimento nos setores.

No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), atividades lúdicas e uma palestra chamaram a atenção para a importância de seguir os protocolos, checar informações dos medicamentos antes de ministrá-los.

Já no Hospital Oncológico Infantil, em Belém, o evento foi uma oportunidade de mostrar como a integração entre setores influencia nos resultados, e teve como foco destacar o potencial da farmácia hospitalar como um dos pilares no tratamento e na reabilitação dos pacientes.

No Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), em Belém, o evento contou com palestras, um dos assuntos abordados foi “Como a assistência farmacêutica da Pró-Saúde está contribuindo para o desafio Global da OMS”.

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, promoveu o Cine Pipoca e realizou uma dinâmica sobre a importância de verificar o rótulo dos medicamentos.

Espírito Santo

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, ministrou uma palestra sobre a medicação sem danos e apresentou o projeto “Reconciliação Medicamentosa e Estratégias para Compartilhamento de Informações entre a Equipe Multidisciplinar”.

São Paulo

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes, realizou palestras e treinamentos com três principais focos: os nomes semelhantes de medicamentos, drogas de alto alerta e farmacovigilância. O Cine Pipoca encerrou a semana.

Rio de Janeiro

O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e o Instituto Estadual do Cérebro (IEC) também participaram da 1ª Semana de Farmácia Hospitalar. No IEC, foram organizadas 16 palestras que discutiram temas como: Ações para Redução de Erros de Medicação; Uso Racional de Medicamentos; Segurança no Uso de Medicamentos em Cirurgia; a Importância do Trabalho em Equipe, etc.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde