Pró-Saúde promove um dia especial de atenção aos indígenas no Hospital Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), irá realizar, neste sábado (24/09), das 8h às 14h, a quarta edição do Pró-Social Indígena, uma ação gratuita voltada à população indígena da região. O Hospital Bom Pastor é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Será realizado atendimento médico nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia e Cirurgia. A unidade estabeleceu uma parceria com a Casa de Saúde Indígena (Casai) do Estado de Rondônia, para atendimento odontológico em um trailer, adaptado para realizar consultas médicas. Dentistas de Porto Velho também irão para Guajará-Mirim atender os índios nesse dia.

A população indígena também poderá realizar exames laboratoriais e de raio-x, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, consultas com nutricionistas, além de receber kits de higiene bucal. Durante o Pró-Social Indígena será possível emitir documento de identidade e serão oferecidos cortes de cabelo.

Saúde e lazer

O Pró-Social Indígena irá promover palestras com temas, como higiene pessoal e bucal, importância do aleitamento materno e alimentação saudável. A parte cultural contará com apresentações teatrais e de dança, e brincadeiras para as crianças.

“Este evento tem por objetivo beneficiar a população indígena, a maior do Estado de Rondônia, de 44 aldeias, algumas situadas em locais de difícil acesso e que não contam com atendimento médico. Mas os índios que moram nas cidades também poderão usufruir deste dia especial dedicados a eles”, explicou Geraldo Elvio Fonseca, diretor Geral do Hospital Bom Pastor.

Entre as aldeias indígenas que serão beneficiadas com esta ação social estão Sagarana, Lage Velho, Lage Novo, Tanajura, Capoeirinha, Rio Negro Ocaia, Sotério, Baia das Onças, Limoeiro e Ricardo Franco, habitadas pelas etnias Wari, Oro Waram, Oro Nao, Oro Mon e Oro At.

Inauguração da oca hospedagem

Nesta mesma data (24/09), o Hospital Bom Pastor irá inaugurar, às 9h, em parceria com a Casai, uma oca na área externa da unidade para proporcionar maior acolhimento aos familiares das crianças indígenas internadas na Pediatria da unidade. O diretor Geral conta como surgiu a ideia. “O Hospital Bom Pastor é referência de Porto Velho a Bolívia no atendimento à população indígena, principalmente, nas especialidades de Maternidade e Pediatria. Percebemos a necessidade dos acompanhantes dos indígenas terem um local com característica das aldeias para ficarem”, afirmou Geraldo Elvio Fonseca.

Estarão presentes no Pró-Social Indígena o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio da Silva Mendes, a secretária municipal de Saúde, Sâmia Gonçalves de Melgar, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho, Wesley Valani de Paula, o coordenador da Casai de Guajará-Mirim, Valderes Rocha Gasoar, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde